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Globo testa novo formato para o humor na TV aberta

Gui Cintra, diretor de Aberto ao Público, destaca que o humorístico é livre e busca conquistar públicos de todas as idades


1 de julho de 2025 - 15h19

Murilo Couto, Thiago Ventura, Bruna Louise e Maurício Meirelles nas gravações do programa Aberto Ao Público, no teatro Marte Hall em São Paulo

Murilo Couto, Thiago Ventura, Bruna Louise e Maurício Meirelles nas gravações do programa Aberto Ao Público, no teatro Marte Hall em São Paulo
(Crédito: Globo/Daniela Toviansky)

A partir do próximo domingo, 6, a Globo apresentará seu novo projeto de humor, o programa Aberto ao Público. A atração vai ao ar durante quatro domingos seguidos, após o Fantástico.

Gravado em um teatro de São Paulo, o programa é idealizado por Maurício Meirelles e Patricia Pedrosa, e dirigido por Gui Cintra e Daniel Nascimento.

As conversas para levar o projeto, produzido pela Farra e Dromedário, ao ar começaram ainda em 2023, quando Meirelles e Patrícia convidaram Cintra para assumir a direção de uma atração que prometia ser dinâmica, divertida, livre e com grande participação do público.

Para Cintra, estar à frente do projeto é a realização de um sonho antigo. “Acho que todo mundo que trabalha com entretenimento sonha em comandar um programa na Globo”, afirma.

Interação como essência

O diretor explica que a atração se inspira em uma tendência crescente observada tanto nos palcos quanto nas redes sociais: comediantes que interagem diretamente com o público.

“Vimos esse movimento se fortalecer nos teatros e na internet, mas o que a gente faz aqui é diferente: é estruturar isso dentro de um formato original, em que a interação com a plateia é o coração do programa”, comenta.

Em cada episódio, o elenco fixo recebe um comediante convidado e uma celebridade, que assume o papel de “apresentador da noite”.

A missão é conduzir quadros, a partir de histórias trazidas pela plateia, que promovam interações inesperadas entre anônimos e o elenco do episódio.

“Em um dos quadros, a gente finalmente realiza um sonho antigo: levar para a Globo a ideia de pegar o telefone da Deborah Secco, por exemplo. E é muito impressionante, porque ela entra num lugar de humanização”, conta Gui Cintra.

Deborah Secco

O programa ‘Aberto Ao Público’ contará com a participação de Deborah Secco no palco de um dos seus episódios (Crédito: Globo/Daniela Toviansky

A proposta, segundo ele, é justamente essa: humanizar figuras que sempre pareceram intocáveis.

“Ser global ainda é sinônimo de muita fama. E acho que esse pode ser um produto muito interessante para a emissora exatamente por isso: mostramos o lado humano dos artistas da casa e, de quebra, ainda levantamos a plateia”, complementa.

O diretor ressalta que estão apresentando um programa totalmente diferente do que se costuma ver na TV aberta — e o desafio é fazer com que o público se identifique e se engaje com esse novo formato, semana após semana, já que a intenção é transformá-lo em um projeto de longa duração.

Segundo Cintra, o objetivo é claro: colocar o público para brilhar.

“A piada mais engraçada, muitas vezes, não está no texto do comediante. Está na fala inesperada da dona Neide ou do seu José, que levanta e solta uma pérola ali na hora. O humor vive dessas quebras de expectativa — e o Brasil é riquíssimo nisso”, destaca.

Improviso com critério

O programa aposta na autenticidade, mas sem abrir mão de preparo: são até quatro horas de gravação para entregar apenas 30 minutos no ar.

“A edição seleciona o que há de melhor. Claro que nem tudo é genial, mas a gente se cerca. Sabemos o que estamos fazendo, mesmo quando não sabemos exatamente o que vai acontecer”, ressalta Cintra.

E quanto aos limites? “A Globo nos deu muita liberdade. Claro, temos bom senso. Sabemos o que faz sentido levar ao ar. Se alguém falasse algo absurdo — tipo ‘essa bosta dessa Globo’ — obviamente seria cortado. Mas isso nunca aconteceu. O clima foi leve, respeitoso, e todo mundo entendeu o espírito da coisa”, pontua o diretor.

Para Cintra, esse alinhamento natural entre conteúdo, proposta e emissora é o que dá força ao projeto.

“Foi um processo gostoso de fazer. A equipe se entrosou, o formato fluiu — e acho que é por isso que o programa tem tudo para se firmar na grade.”

Além de Meirelles, Bruna Louise, Murilo Couto e Thiago Ventura, Fábio Rabin, Luana Zucoloto e Rodrigo Marques também sobem ao palco para comandar e participar da atração.

Os episódios já têm participações confirmadas da musa fitness Gracyanne Barbosa, da atriz Deborah Secco, do ator Marcos Pasquim e do pentacampeão e comentarista Denílson.

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