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Google anuncia diminuição de taxas em loja de aplicativos

Taxa caiu de 30% para 15% para os desenvolvedores que atingirem o primeiro milhão em receita de vendas no app


17 de março de 2021 - 16h43

O Google anunciou nesta quarta-feira, 17, que irá diminuir as taxas de aplicativos de sua loja virtual, a Google Play. O valor cairá pela metade: passará de 30% para 15%. A decisão é estendida apenas aos desenvolvedores de aplicativos que ainda não tenham atingido o faturamento de US$ 1 milhão em receita total anual em vendas na loja da gigante da tecnologia. Uma vez que a marca tenha sido alcançada, empresas pagarão a taxa cheia, de 30%.

 

Google irá diminuir pela metade taxas cobradas a desenvolvedores de apps (Crédito: Pexels/Brett Jordan)

Uma abordagem do tipo foi tomada pela Apple no ano passado. Mas, diferente do Google, a redução da taxa é limitada a desenvolvedores pequenos que ganharam US$ 1 milhão no ano anterior ao do pagamento. 

A justificativa do Google é de que o dimensionamento de um app não para quando o desenvolvedor atinge este valor em receita. “Ouvimos de nossos parceiros que ganham US$ 2 milhões, US$ 5 milhões e até US$ 10 milhões por ano que seus serviços ainda estão em um caminho para serem autossustentáveis”, afirmou em uma postagem. Para a companhia, a economia pode ajudar os desenvolvedores a contratar mais profissionais e investir ainda mais em seus negócios.

Ainda de acordo com a empresa, 99% dos desenvolvedores pagarão a taxa de 15% enquanto o restante já gera mais de US$ 1 milhão em receita. Além disso, apenas 3% dos que oferecem aplicativos a usuários realizam a cobrança pelo produto digital. 

Segundo informações da Bloomberg News, em dezembro de 2020, pelo menos três estados dos Estados Unidos estavam investigando as taxas que o Google cobra dos desenvolvedores de aplicativos e preparando-se para abrir um processo antitruste ainda esse ano. Enquanto isso, a Apple também está na mira das autoridades britâncias e da União Europeia pela mesma razão. 

A dupla de gigantes detém o monopólio da economia de apps no ocidente e estão sob intensa pressão de órgãos reguladores. Empresas que utilizam os canais de vendas do Google e da Apple alegam que as altas taxas e burocracias envolvidas são responsáveis pelo aumento do custo dos aplicativos aos consumidores. Pesquisa realizada pela companhia App Annie mostrou que os usuários gastaram US$ 143 bilhões na App Store e Google Play. O valor é 20% maior do que no ano anterior.

*Com informações da AdAge/Bloomberg News

**Crédito da imagem do topo: iStock

 

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