Mídia

Guardian usa redes sociais para atrair e fidelizar leitor

Jornal britânico cria plataforma de notícias aberta e personalizada e ferramenta de busca de conteúdo pelo Twitter

i 28 de outubro de 2011 - 11h07

 A novidade do The Guardian chama-se nOtice – plataforma de notícias sociais que usa recursos do Craiglist, do Foursquare e do Ning. Trata-se de uma base a partir da qual o usuário pode compartilhar notícias, indicar eventos ou simplesmente fazer anúncios de compra ou venda (classificados). O Craiglist é o site de fóruns e classificados locais mais bem -sucedido dos Estados Unidos, onde é possível encontrar trabalho, serviços e qualquer outro tipo de classificado. O Foursquare (mais de 10 milhões de usuários) é um serviço de geolocalização pelo qual se pode, além de indicar onde o usuário está, dar dicas de determinados serviços ou locais. E, finalmente, o Ning é uma plataforma que permite a criação de uma rede social pessoal.

Ao juntar todos esses elementos em nOtice (em fase beta), a intenção do jornal The Guardian é fazer com que as pessoas tenham capacidade de criar quadros de avisos sobre quaisquer temas ou eventos. Os usuários podem personalizar, portanto, o branding, o formato do nOtice e os subdomínios do quadro de avisos particular. O nOtice identifica se o usuário vem de um dispositivo móvel (a plataforma foi desenvolvida para iPhone, mas também tem versão para PC). Ao concordar com a permissão de localização, o usuário dará ao site a possibilidade de saber a latitude e longitude – pelo Google Maps e pelo serviço de geolocalização do Yahoo – e mostrará tudo o que foi publicado no nOtice nas proximidades da localização do usuário.

A plataforma nOtice é totalmente gratuita para o usuário – até mesmo para pequenos classificados. Mas, e aqui está um dos diferencias do nOtice, para que o quadro de avisos seja relevante, o jornal pode vender posições de destaque com base no tamanho da região do usuário, periodicidade do classificado e, se o usuário assim o desejar, ter todas as páginas do quadro de avisos exibidas em um raio de até 1,5 Km, o custo passa a ser de, aproximadamente, R$ 2,70 (£ 1).

Twitter

Além do nOtice, o Guardian acaba de criar uma outra ferramenta, baseada no Twitter. Os usuários podem procurar conteúdo no site do jornal The Guardian pelo serviço de microblog. Basta encaminhar uma questão ou palavra-chave para o perfil @GuardianTagBot. O robô de busca imediatamente tuitará em retorno um link com resultados das buscas com a questão ou palavra-chave encontradas no site do jornal. É a maneira mais rápida e simples de encontrar todo o conteúdo de notícias do Guardian diretamente pelo Twitter.