Netflix avança e fica próxima de comprar Warner Bros. Discovery
Plataforma de streaming segue em negociação exclusiva com a companhia, deixando para trás Paramount Skydance e Comcast

(Crédito: Walter Cicchetti/Shutterstock)
A Netflix deu início a conversas exclusivas com a Warner Bros. Discovery e avançou negociação que pode resultar em uma das maiores da história da indústria do entretenimento e da comunicação.
De acordo com a Blooomberg, que reportou a informação em primeira mão, a Netflix teria vencido a disputa com Paramount Skydance e Comcast, que também haviam apresentado ofertas para adquirir a operação, que reúne o centenário estúdio de cinema Warner Bros. e o serviço de streaming HBO Max, além de diversas marcas televisivas.
A Netflix fez uma oferta de US$ 30 por ação, além de ter se comprometido com uma taxa de rescisão de US$ 5 bilhões para aquisição dos negócios de estúdios e streaming da Warner Bros. Discovery (WBD). A oferta teria sido aprovada pela companhia, o que abriu a janela de negociação exclusiva.
A negociação é considerada um marco no entretenimento global não apenas pela dimensão das empresas envolvidas como por sinalizar uma mudança importante de postura da Netflix. Até agora, a gigante do streaming rechaçava qualquer ideia relacionada a adquirir uma produtora de conteúdo.
Em diversas oportunidades, os co-CEOs da Netflix, Ted Sarandos e Greg Peters, afirmaram que o crescimento da plataforma não dependia de ter uma produtora própria de conteúdo. No entanto, a possibilidade de ter um acervo como o Warner Bros. Discovery, além de sua força de produção, teriam feito a companhia rever sua postura.
A oferta da Netflix, assim como a da Paramount, mira apenas as operações de streaming e o estúdio Warner Bros. Discovery, sem as operações de TV por assinatura. Já a Comcast, que também tinha interesse em adquirir a empresa, havia feito proposta para ficar com operação da WBD em sua totalidade.
Paramount reage e critica Netflix
Nessa quinta-feira, 4, antes da notícia de que a Netflix havia seguido para a etapa final e exclusiva de negociação, a Paramount Skydance fez críticas abertas ao processo conduzido pela WBD, acusando diretamente a concorrente.
Segundo a Paramount Skydance, há argumentos críveis para acreditar que o processo de negociação com a Netflix teria sido “contaminado” por conflitos de gestão”, o que incluiria potenciais interesses pessoais de “certos membros da gestão em funções e remunerações pós-transação”.
Até o momento, Netflix e WBD não comentaram a declaração da Paramount Skydance.
A Bloomberg e outros veículos dos Estados Unidos reforçam que, apesar do avanço da Netflix na negociação, o acordo para aquisição da WBD, se aprovado, ainda deve enfrentar dificuldades de aprovação regulatória.
Nas últimas semanas, o Directors Guild of America e a organização comercial de exibição de cinemas no país, a Cinema United, emitiram declarações alertando que a possível união de Netflix com WBD teria consequências preocupantes para o cinema e o entretenimento do país.