Mídia

Netflix: disputa fiscal com Brasil derruba meta de lucro

Segundo a empresa, foram pagos US$ 619 milhões por conta de disputas fiscais com autoridades brasileiras

i 21 de outubro de 2025 - 18h02

A Netflix não atingiu as metas de lucro do terceiro trimestre devido a despesa inesperada decorrente de disputa com as autoridades fiscais brasileiras. Essa disputa ocorria desde 2022 e, agora, a empresa teve que pagar US$ 619 milhões ao Tesouro brasileiro, o que derrubou suas previsões de lucro.

O serviço de streaming registrou lucro líquido de US$ 2,5 bilhões e lucro diluído por ação de US$ 5,87 de julho a setembro.

Contudo, a receita bruta ficou em linha com as previsões e registrou US$ 11,5 bilhões.

Netflix: disputa com autoridades brasileiras

Os números ficaram, dessa forma, abaixo das metas de analistas de Wall Street e das projeções da própria Netflix que esperavam lucro líquido de US$ 3 bilhões e ações a US$ 6,97.

Em carta aos acionistas, a empresa comunicou: “A margem operacional de 28% ficou abaixo da nossa projeção de 31,5% devido a uma despesa de US$ 619 milhões, aproximadamente, relacionada a disputa em andamento (desde 2022) com as autoridades fiscais brasileiras que não estava em nossa projeção. Sem essa despesa, teríamos excedido nossa projeção de margem operacional para o terceiro trimestre de 2025. Não esperamos que esse assunto tenha um impacto material nos resultados futuros.”

Contudo, o streaming não entrou em detalhes sobre o que é essa disputa com o Tesouro brasileiro.

Na carta, a Netflix afirmou que “registrou nosso melhor trimestre de vendas de anúncios de todos os tempos e dobrou nossos compromissos iniciais nos EUA”, e observou que “agora está a caminho de mais que dobrar nossa receita com anúncios em 2025 (ainda com base em uma base relativamente pequena)”.

IA em anúncios

O streaming disse que, no quarto trimestre, usará inteligência artificial para testar novos formatos de anúncios “para gerar a criatividade e o posicionamento mais relevantes para os assinantes e para um desenvolvimento mais rápido de planos de mídia. Com esses avanços, seremos capazes de testar, iterar e inovar em dezenas de formatos de anúncios até 2026”.

Durante o terceiro trimestre, a maior conquista da Netflix foi o sucesso repentino do musical de animação KPop Demon Hunters, que manteve sua base de fãs até o quarto trimestre atual e continua a impulsionar a audiência.

Antes da apresentação de resultados na terça-feira, a Netflix anunciou que relançaria KPop Demon Hunters nos cinemas após a impressionante estreia do filme nos cinemas.

A empresa de streaming também fechou o que certamente será um acordo lucrativo com a Mattel e a Hasbro para brinquedos, bonecas, jogos e mais em toda a franquia.

Além de KPop Demon Hunters, a Netflix atribui seu desempenho no terceiro trimestre à audiência da segunda temporada de Wednesday (Vandinha, no Brasil), Bon Appétit, Your Majesty, da Coreia do Sul, Happy Gilmore 2 e à luta de boxe Canelo X Crawford, que se tornou a luta por campeonato masculino mais assistida deste século.

A Netflix suspendeu, de fato, a prática de divulgar o número total de assinantes a partir do primeiro trimestre deste ano.

A última vez que confirmou publicamente seu número total de assinantes foi em janeiro, quando informou ter atingido 301,6 milhões de assinantes pagos de streaming em todo o mundo até o final de 2024.

Projeções para quarto trimestre

Para o quarto trimestre, a Netflix projeta uma receita de US$ 11,96 bilhões (aumento de 16,7% em relação ao ano anterior) e um lucro por ação de US$ 5,45, com uma margem operacional estimada de 23,9%.

A Netflix tem tentado crescer em novas áreas, como publicidade e videogames, após atrair mais de 300 milhões de clientes em todo o mundo.

Para investidores, contudo, essas áreas ainda não geraram resultados relevantes.

No entanto, enfrenta a concorrência do YouTube, portal de vídeos do Google, do Prime Video, da Amazon e do Disney+, além de outros serviços de streaming.

No final de novembro, de fato, o serviço lançará a temporada final de um de seus maiores sucessos, Stranger Things. Em dezembro, transmitirá dois jogos da National Football League (NFL) ao vivo no Natal.

Netflix exalta Caramelo

No Brasil, também nesta terça-feira, 21, a Netflix informou que, na segunda semana desde sua estreia, Caramelo segue entre os quatro filmes mais assistidos no mundo (o primeiro, considerando apenas filmes de língua não-inglesa).

O longa também se tornou o título brasileiro de maior alcance mundial na Netflix, entrando no Top 10 em 90 países – incluindo Canadá, França, Alemanha, México, Coreia do Sul e Japão – e já soma mais de 15 milhões de visualizações.

Produzido pela Migdal Filmes, o filme conta a história do chef Pedro (Rafael Vitti), que está prestes a realizar seu sonho de liderar um restaurante quando um diagnóstico inesperado vira tudo de cabeça para baixo.

Assim, com a ajuda de seu vira-lata caramelo, Amendoim, ele embarca em uma jornada de redescoberta e conexão.

O roteiro do filme é assinado por Diego Freitas, Rod Azevedo e Vitor Brandt, com colaboração de Carolina Castro e consultoria de Marcelo Saback.

Upfront Netflix Ads

Nesta quarta-feira, 22, a Netflix Ads realiza, ainda, a segunda edição do Behind the Streams, que é um encontro com o mercado publicitário.

O evento reunirá executivos da Netflix e líderes de marketing de marcas e agências em torno de insights inéditos sobre atenção na era do streaming e formatos publicitários.

Por fim, uma prévia do catálogo de 2026 será apresentada por talentos e líderes da Netflix.