O saldo (positivo e negativo) de GoT
HBO encerra temporada marcada por ataque de crackers, erros e recorde de audiência
HBO encerra temporada marcada por ataque de crackers, erros e recorde de audiência
O último episódio da sétima temporada de Game of Thrones foi ao ar na noite deste domingo, 27, após meses de tensão da HBO em gerenciar um ataque de crackers que resultou no vazamento de alguns episódios. Outra crise a ser gerenciada pela empresa foi o vazamento do penúltimo episódio da temporada pela HBO Espanha. Descuido que virou motivo de provocação até mesmo da concorrente Netflix.
O que Game of Thrones ensina sobre branding
Apesar dos acontecimentos, Game of Thrones continua rendendo recordes de audiência para a HBO. O primeiro episódio da sétima temporada chegou a 10 milhões de telespectadores somente nos Estados Unidos, recorde histórico da HBO. A final da sexta temporada, que ocorreu em junho do ano passado, alcançou 8,9 milhões de espectadores. O quarto, quinto e sexto episódios da sétima temporada foram, respectivamente, os mais assistidos da série.
Alguns altos e baixos de Game of Thrones:
Investimentos
A produção da HBO já foi considerada uma das mais caras com um valor estimado de US$ 10 milhões por episódio e um custo total de quase US$ 100 milhões por temporada.
Storytelling
Construiu um storytelling preciso que inclui idiomas próprios, logotipo para cada uma das casas, slogan e o estilo de cada um dos reinos.
Engajamento
A HBO foi cirúrgica para transformar Game of Thrones em um produto perfeito para o marketing. Planejamento. Cada passo, cada imagem, cada trailer, cada pôster tem um motivo para estar ali, que é deixar os fãs ansiosos e falando do produto.
A guerra da HBO contra os crackers
Prêmios
Game of Thrones está entre as produções mais premiadas. No ano passado, conquistou três emmys.
Crackers
Diante do ataque de crackers, a HBO decidiu não pagar resgate de até US$ 7,5 milhões para que episódios da série não continuassem a vazar. Foram divulgados dois episódios e parte do roteiro da série.
Erros
Após ser atacada por crackers, a HBO foi vítima de um erro interno na Espanha que liberou, por engano, o próximo episódio da série no HBO GO. Aproveitando o gancho, a Netflix Brasil provocou a concorrente.
Pirataria
Foi a série mais pirateada de 2016 e manteve a posição de cinco anos na lista de obras frutos de pirataria.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix