Assinar

Usuários dos EUA têm 41 apps no celular em média

Buscar

Usuários dos EUA têm 41 apps no celular em média

Buscar
Publicidade
Mídia

Usuários dos EUA têm 41 apps no celular em média

Pesquisa da Nielsen revela aumento de 28% nos downloads de aplicativos no último ano, sendo que dos cinco mais populares, quatro pertencem ao Google


16 de maio de 2012 - 11h16

Os consumidores norte-americanos têm, em média, 41 aplicativos (apps) nos seus dispositivos móveis (smartphones e tablets), o que significa um aumento de 28% em relação ao ano anterior, quando os apps por dispositivo eram 32. A teledensidade de smartphones, nos EUA, chega a 50% da população, o que justifica a expansão de apps por dispositivo. No entanto, a quantidade de tempo que os usuários gastam com apps continuam praticamente sem alteração: segundo a Nielsen, são consumidos 39 minutos diariamente ante os 37 minutos do ano passado.

Os Top 50 apps são responsáveis por 58% do tempo gasto com aplicativos, ante 74% no ano passado. Aparentemente, ao crescimento do uso da internet móvel não corresponde a utilização de apps nesse tipo de conexão: a queda do uso de apps sobre conexões móveis foi de 10%. De qualquer forma, a popularização dos apps tem a ver com a oferta: em março, a App Store anunciou ter chegado a 25 bilhões de downloads de apps. E, mais recentemente, o Google informou ter ultrapassado os 15 bilhões de downloads na Google Play, a loja de apps do Android.

Outro dado, fornecido pelo Gartner, aponta que as vendas globais de smartphones no primeiro trimestre deste ano foram de 144 milhões de aparelhos. Na liderança entre os sistemas operacionais, que equipam os smartphones, está o Android, com 56,1% do share, seguido pelo iOS (iPhone e iPad), com 22,9% de share e, ainda o Symbian, da Nokia, com 8,6% do total. Samsung e Apple lideram a venda de telefones inteligentes no mundo, com 49,3% de todos os handsets vendidos. Atualmente, o número de smartphones equipados com iOS e Android chega a 84 milhões de unidades ante os 38 milhões de aparelhos inteligentes do ano passado.

A despeito da maior oferta de apps, os cinco aplicativos mais baixados são basicamente os mesmos do ano passado: Facebook, YouTube, Android Market, Google Search e Gmail. Desses, quatro pertencem ao Google, assim como já ocorreu no ano passado.

Publicidade

Compartilhe

Veja também