Viacom soma aquisições na Índia, Argentina e Inglaterra
Grupo que acaba de assumir o Porta dos Fundos vive um processo de reestruturação que inclui fazer frente aos serviços de streaming e a reaproximação ao público jovem
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Luiz Gustavo Pacete
24 de abril de 2017 - 11h27
A aquisição do controle do Porta dos Fundos pela Viacom, anunciada na quarta-feira, 19, representa uma fase importante dos planos de investimentos que o grupo americano, dono dos canais Comedy Central, MTV, Nickelodeon e Paramount Channel, possui. Em novembro do ano passado, a Viacom pagou US$ 345 milhões pela Telefe, uma das maiores emissoras privadas da Argentina, até então controlada pelo Grupo Telefónica.
No comunicado divulgado ao anunciar a compra do Porta dos Fundos, Pierluigi Gazzolo, presidente da Viacom América, afirmou que o investimento no canal, criado em 2012 por Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF, reforça a estratégia de expansão regional. “O talento e a criatividade mostrados pelos membros fundadores na construção dessa marca são impressionantes e estamos muito animados para unir forças e expandir a presença do grupo fora do Brasil, por meio de nossa rede de marcas ao redor do mundo”, disse Gazzolo.
Apesar de o valor não ter sido revelado, a expectativa é que a Viacom tenha pago mais de R$ 60 milhões por 51% do controle do negócio, segundo cálculos da revista Veja. Em 2015, um estudo da então consultoria Millward Brown Vermeer chegou a avaliar o potencial de negócios do Porta dos Fundos em R$ 500 milhões.
Em entrevista ao jornal argentino La Nación, em novembro do ano passado, assim que a compra da Telefe foi anunciada, Gazzolo ressaltou que os investimentos na América do Sul estavam baseados em dois princípios: ganhar escala e seguir com os planos de expansão da companhia adquirindo canais e plataformas locais. “Já havíamos começado um processo de aquisições de canais de TV aberta, como o Channel 5 no Reino Unido e o Colors na Índia. Nos dois casos, são grandes produtores de conteúdo audiovisual e, no caso da Telefe, vimos uma oportunidade também de escala”, disse Gazzolo.
Viacom adquire Porta dos Fundos
No ano de 2015, a Viacom assumiu participação majoritária na indiana Prism TV, que administra cinco canais locais: ETV Marathi, ETV Gujarati, ETV Kannada, ETV Bangla e ETV Odia. Em março deste ano, uma análise publicada no site de notícias financeiras Investors Place por Jonathan Berr apontava que, apesar de dezenas de aquisições, o grupo vive um desafio de gestão que começou a ser revertido em outubro do ano passado com a promoção de Robert Bakish a CEO do grupo.
Desde que assumiu o cargo, Bakish colocou em prática a consolidação do processo de aquisições da empresa tendo um objetivo principal: fazer frente à forte concorrência dos canais de TV a cabo com os serviços de streaming. “Diante da indefinição sobre a fusão da Viacom e CBS, que já foram uma única empresa no passado, o desafio é lidar com a concorrência dos serviços de streaming e a quantidade de conteúdo disponível ao público jovem”, escreve Jonathan Berr.
Telefe ganha novo dono e novos rumos
Rodrigo Soriano, fundador da Airstrip, afirma que a aquisição do Porta dos Fundos está em linha com a estratégia da Viacom de ter bom conteúdo em plataformas on demand. “O Porta é uma oportunidade de expandir em audiência e publicidade na América Latina, o que é um dos objetivos da Viacom. Eu acho que, em breve, grandes players vão começar a consolidar diversos canais de youtubers em um guarda-chuva para que o alcance desta audiência seja extremamente significativo”, diz Soriano.
Na visão de Thomaz Moraes, professor da DeVry Metrocamp e especialista em comunicação digital, a aquisição do Porta dos Fundos pela Viacom representa uma oportunidade de amadurecimento do mercado de criadores de conteúdo e influenciadores digitais no Brasil. “Com a movimentação, o ecossistema digital brasileiro mostra que está aquecido e aberto para que anunciantes, creators e investidores possam desenvolver projetos mais audaciosos, inclusive, com alcance global. De quebra, ainda inspira milhares de novos canais a produzirem e compartilharem conteúdos autênticos, consistentes e com a cara da audiência”, diz Moraes.
Vídeo em que os humoristas do Porta dos Fundos satirizam a venda:
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