Diversidade e conexão entre o físico e o digital pautam futuro do varejo
NRF Retail’s Big Show 2023 vê consumidores mais diversos, em busca de mais conveniência, de sustentabilidade social e ambiental, de atendimento personalizado e de experiências de compra encantadoras
Maior evento de varejo do mundo, a NRF Retail’s Big Show voltou a reunir neste mês milhares de pessoas em Nova Iorque para analisar e debater tendências para o desenvolvimento do setor nos próximos anos. Uma delas é a manutenção do papel decisivo das lojas físicas em conexão com os canais digitais para o fortalecimento das marcas. Outra é a importância da diversidade das equipes, com respeito e valorização de pessoas com diferentes perspectivas e experiências de vida para criar ambientes propícios à troca de conhecimentos e à criação de soluções e produtos inovadores para atender às expectativas de públicos cada vez mais diversos.
Fatores como esses serão fundamentais para o sucesso e a resiliência das empresas em um cenário a cada dia mais desafiador, que inclui a incorporação obrigatória da agenda global ESG, combinada com novas tecnologias e transformações disruptivas em todas as frentes de negócios. Ao mesmo tempo, os clientes exigem ser tratados de forma mais personalizada, o que demanda um entendimento mais profundo sobre suas preferências de consumo.
É para isto que trabalhamos todos os dias na Lojas Renner S.A. Somos a maior varejista de moda omni do Brasil e para nós a diversidade, a sustentabilidade, a evolução permanente de processos, produtos e serviços, a produtividade e a eficiência operacional são princípios essenciais. O mesmo vale para o atendimento personalizado aos nossos consumidores, possível graças ao acompanhamento de seus hábitos de compras, sempre para oferecer a eles experiências cada vez mais completas e encantadoras em nossos canais físicos e digitais.
Para nós a loja física segue como um importante local de contato para conexão e extensão da marca e para proporcionar uma experiência imersiva e tangível aos nossos clientes, o que ajuda a construir relacionamentos duradouros por meio do engajamento e da fidelização. Também funciona como ponto logístico, o “last mile”, para entrega ou retirada dos produtos adquiridos no e-commerce.
Neste aspecto, a integração de dados e da jornada dos consumidores entre os diferentes canais tem sido um “must do”, um dever que, se bem cumprido, gera mais valor e conveniência para os clientes. Isto significa que as métricas de desempenho e avaliação de uma loja não podem mais partir única e exclusivamente de seu desempenho isolado. É preciso ampliar esta visão para o papel que ela desempenha dentro do ecossistema omni do negócio, desde o recrutamento de consumidores e o reconhecimento da marca até o aumento da frequência de compras e a agilidade logística.
O tema da diversidade foi outro destaque na edição deste ano do NRF Retail’s Big Show. Foi o caso da apresentação da Target sobre a construção de uma cultura empresarial forte a partir de equipes de liderança diversas, realizada pelo CEO Brian Cornell e pelas executivas Kiera Fernandez, Alexis Sheppert, Christina Hennington e Cara Sylvester. Já o CEO da Chobani, Hamdi Ulukaya, mostrou o trabalho executado pela empresa em parceria com a Tent.Org com acolhimento dos refugiados.
Neste sentido, por meio de uma parceria do Instituto Lojas Renner com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o Pacto Global da ONU no Brasil e a ONU Mulheres, a Lojas Renner S.A. participa desde 2016 do projeto Empoderando Refugiadas e até agora já qualificou mais de 400 mulheres em situação de refúgio, muitas delas contratadas pelas marcas Renner, Youcom e Camicado. Recentemente, 12 venezuelanas começaram a trabalhar no Centro de Distribuição de Cabreúva (SP), com impacto positivo sobre um total de 300 pessoas, considerando os familiares das novas colaboradoras.
Nos despedimos da NRF com o sentimento de que estamos no caminho certo, mas que é fundamental seguirmos evoluindo e acompanhando as mudanças tecnológicas e de comportamento do consumidor com agilidade e empatia. Voltamos ao Brasil com mais conhecimento e direcionamentos, além dos desafios que são inerentes ao varejo.