Lojas físicas em seu esplendor
Faça valer a pena no varejo físico e digital
Faça valer a pena no varejo físico e digital
14 de janeiro de 2024 - 11h44
Os dias que antecedem a NRF Retail`s Big Show nos oferece uma oportunidade singular de visitar diversas operações de varejo e modelos de negócio, que, de uma certa maneira, já nos dão pistas do que estará em evidência durante o evento.
Neste sentido, uma característica em comum a todas as lojas visitadas foi a exaltação do ponto de venda e a baixa percepção de tecnologia, apoiando as experiências na loja. Do mais alto luxo, como Tiffanys, às Digital Native Brands (DNVB`s), como a Glossier, as experiências Tech não se apresentam mais no chão de loja, como vimos em anos anteriores.
Provadores inteligentes e conectados, realidade virtual, gôndolas infinitas, painéis digitais de alta definição, ferramentas de conteúdo automatizadas, entre outros, não são mais vistos como tendências para aumentar a experiência.
A tecnologia está menos perceptível ao cliente e muito mais presente no “backoffice”, nos processos, no planejamento, no suprimento, na logística, no relacionamento, nos programas de fidelidade e nas recompensas. Tudo isso sendo acelerado pelo motor da inteligência artificial, blockchain, Web3, etc.
Por aqui o que vimos com muita ênfase e, verdadeiramente, com excelência foi a bela execução das operações, os embaixadores da marca, a experimentação dos itens, o “visual merchandise” impecável e os serviços múltiplos adicionados aos produtos ofertados em loja.
A loja física como estratégia multicanal, interconectada e “powered by tech” é a nova realidade. Menos Tech (aparentemente) e muito mais humanizada visivelmente.
Compartilhe
Veja também
Para CEO do GPA, avanço do retail media depende da crença dos líderes
Em entrevista, Marcelo Pimentel, explica os passos do grupo na construção da operação de retail e aponta a transposição da experiência da loja ao digital como o principal desafio da categoria
IA, pé no chão e experiência: CMOs fazem balanço da NRF 2024
Bárbara Miranda (Ipiranga), Washington Theotonio (Americanas S.A) e Vivian Zwir (Grupo Casas Bahia) dividem os temas que mais se destacaram ao longo dos três dias de evento