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13 A 16 DE JANEIRO DE 2024 | NOVA YORK - EUA
NRF

NRF 2024: a edição do Retail Media e da Inteligência Artificial para eficiência operacional

O que eu posso fazer sobre a 112ª edição da NRF? Faça com que isso importe. Numa cópia literal do tema deste ano, as coisas mais importantes estão no detalhe e no fazer acontecer com sentido.


18 de janeiro de 2024 - 14h13

A NRF 2024 acabou, mas o ano para o varejo está apenas começando. Realmente, foi uma edição transformadora em diversos sentidos, a começar pelo público e pelos grandes números do evento. Mais de 40.000 mil pessoas, mais de 6.200 marcas, 100 países, 190 palestras, mais de 450 palestrantes e mais de 1.000 stands na feira. Ficou para história!

No ano passado, a NRF já havia apresentado números relevantes após o período pandêmico, mas este ano, foi espetacular. O público, a cada ano que passa, está mais engajado e notando um amadurecimento do que vem sendo tratado. Fazendo um comparativo entre temas, em 2023 o maior evento de varejo do mundo abordou questões macroeconômicas, inflação e estratégias para motivar equipes, oferecendo um panorama da situação do varejo. Entretanto, neste ano, a ênfase mudou significativamente, focando intensamente em áreas cruciais para o varejo e que devem se consolidar com força nos próximos anos: Retail Media, Inteligência Artificial e como usá-la para maior eficiência operacional.

Ao falar sobre Retail Media, pude perceber que há uma grande revolução da comunicação no varejo. Esse destaque, em muitas palestras durante a NRF 2024, reflete a crescente importância da publicidade dentro do ambiente de varejo. Empresas estão explorando maneiras inovadoras de utilizar espaços e plataformas digitais para promover produtos de forma mais direta aos consumidores. Essa abordagem estratégica busca não apenas criar visibilidade, mas também maximizar a receita através de parcerias publicitárias dentro do próprio ambiente de compra.

E digo mais: o que vemos hoje no Brasil é muito distante do que vi sobre Retail Media nos EUA. No entanto, vislumbro isso como um caminho de oportunidades para nos desenvolvermos por aqui. E falo isso pois, dentre todas as palestras que assisti sobre o tema, ficou claro que os varejistas perceberam que essa atenção no momento da compra tem um valor inestimável e precisa ser aproveitada de alguma forma. Afinal, monetizar o espaço do ponto de venda, seja no on ou no off, é uma forma de, por exemplo, não ficar refém de apenas um meio de faturamento e, claro, se aproveitar do crescimento do online e da consolidação dos e-commerces.

Inteligência artificial na NRF

Falar da edição de 2024 e não falar de IA é impossível. Mas trago uma visão além da IA por si só: percebi que os varejistas, e o mercado de forma geral, olham para IA e para as suas possibilidades como uma forma de gerar mais eficiência operacional.

A eficiência operacional tornou-se um pilar central nas discussões deste ano. As palestras abordaram como as empresas podem implementar soluções baseadas em IA para reduzir custos, elevar a satisfação do cliente e, consequentemente, aprimorar a experiência geral. James Clarke, da NielsenIQ, disse em uma das palestras: “a IA é tão boa quanto os dados que você tem na empresa”. Ou seja, você não pode ser apenas refém de uma coisa ou outra. O sucesso está na junção e equalização do que há de melhor dentro do seu negócio.

A inteligência artificial está sendo aplicada de maneira inovadora para identificar áreas onde os custos podem ser minimizados. Desde cadeias de suprimentos mais eficientes até automação de tarefas repetitivas, as empresas estão adotando abordagens inteligentes para garantir a sustentabilidade financeira. A personalização impulsionada por IA é uma ferramenta poderosa para melhorar a satisfação do cliente. Recomendações personalizadas, comunicações direcionadas e experiências adaptadas estão se tornando a norma, construindo relacionamentos mais profundos e duradouros. Isso, por exemplo, é algo essencial para a Geração Z, que vem chegando com força e precisa de algo que a fidelize, além de preço.

A aplicação estratégica de IA está não apenas reduzindo custos, mas também contribuindo para a rentabilização dos negócios. Análises preditivas e insights acionáveis estão capacitando as empresas a tomar decisões informadas, aumentando a eficácia de suas operações.

Palestras Motivacionais: a NRF sempre oferece uma temática fora da caixa

O próprio tema da NRF deste ano, “Make it Matter”, algo como, “Faça Com Que Isso Importe” já dava uma ideia do que íamos ouvir nas palestras deste ano. Mas, a profundidade dos temas me chamou atenção e me fez refletir bastante.

As palestras com o tom motivacional seguiram uma linha inspiradora de empreendedorismo. Os palestrantes instigaram os participantes a pensar em planos, construir de forma colaborativa e transformar ideias em ações concretas. Magic Johnson, em um dos melhores pitchs dos últimos, inclusive, falou muito sobre isso. Ao ver outras palestras com esse tom, empreendedorismo foi a palavra de ordem, com uma ênfase especial na importância de construir juntos para alcançar o sucesso. Faça com que isso importe. Simples, como o mote do evento.

A NRF 2024, ao mergulhar no mundo da Retail Media, eficiência operacional baseada em IA e empreendedorismo, me proporcionou uma visão abrangente do que moldará o futuro do varejo e de como podemos planejar o nosso 2024 e próximos anos – pelo menos, até a próxima edição.

A interseção entre inovação tecnológica, eficiência e visão empreendedora está delineando um novo capítulo para o setor, promovendo o crescimento dos negócios, mas também a criação de experiências mais ricas para os consumidores. Agora, vamos em busca de um futuro repleto de possibilidades para ir além!

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