Pesquisa revela hábitos e preferências dos espectadores dos Jogos Olímpicos
Okiar e QuestionPro analisaram o impacto das Olimpíadas de Paris 2024 sobre os brasileiros no que diz respeito à hábitos e opiniões, desempenho de marcas e de esportistas
Pesquisa revela hábitos e preferências dos espectadores dos Jogos Olímpicos
BuscarOkiar e QuestionPro analisaram o impacto das Olimpíadas de Paris 2024 sobre os brasileiros no que diz respeito à hábitos e opiniões, desempenho de marcas e de esportistas
Meio & Mensagem
16 de agosto de 2024 - 10h00
*Atualizado às 12h02
Nas últimas semanas, os olhos do mundo se voltaram para as transmissões dos Jogos Olímpicos de Paris. A delegação brasileira trouxe para casa 20 medalhas, das quais 3 ouros — um para a dupla Duda e Ana Patrícia, do vôlei de praia; outra para a ginasta Rebeca Andrade; e a terceira para Beatriz Souza, no judô.
A ginástica, inclusive, foi a modalidade preferida dos brasileiros nesta edição da Olimpíada. De acordo com levantamento da consultoria Okiar em parceria com a QuestionPro, o esporte foi o favorito de 74% dos entrevistados. Na sequência aparece o futebol, com 66%, e o skate, com 56%.
Foram realizadas entrevistas on-line com 2.100 brasileiros, entre os dias 07 e 08 de agosto. As empresas porcionaram a amostra a partir de índices do PNAD/IBGE para refletir a demografia e o potencial de consumo da população brasileira.
O levantamento buscou analisar o impacto das Olimpíadas de Paris 2024 em três pilares: hábitos e opiniões, desempenho de marcas e desempenho de esportistas.
No que diz respeito aos atletas, Rebeca Andrade recebeu 45,5% das menções. Já Gabriel Medina e a jogadora de futebol Marta apareceram com 10,5% e 7,% das menções. Apareceram também nomes como o de Neymar (2,1%) e Daiane dos Santos (1,6%), lembrados mesmo sem participar dos Jogos Olímpicos neste ano.
A delegação brasileira também se destaca em credibilidade. Segundo o estudo, os brasileiros disseram que comprariam um produto ou serviço indicado por atletas olímpicos.
No topo, a ginasta Flavia Saraiva foi mencionada por 83%. Na sequência, estão a skatista Rayssa Leal (77%) e Rebeca Andrade (76%).
Ainda, compõem o ranking Isaquias Queiroz (73%), Gabriel Medina (71%), Marta (71%), Beatriz Souza (68%) e Jade Barbosa (63%).
Entre as marcas mais lembradas entre os brasileiros, o destaque vai para a Coca-Cola, com 60% das respostas. O segundo lugar ficou com a Adidas (48%) e o terceiro com o Banco do Brasil (40%). Vivo (38%), Heineken (33%), Claro (30%) e Betano (29%) também vêm à mente da amostra.
Mais da metade apontou ter um novo produto de uma marca por ela ter aparecido de alguma forma nos Jogos Olímpicos. No geral, 70% declararam ser provável que recomendem uma marca patrocinadora.
As bets, casas de apostas online, também foram abordadas. Segundo a pesquisa, 60% dos respondentes apostaram em alguma modalidade olímpica e apenas um terço disse nunca ter apostado.
O levantamento constatou que assistir esportes pelo streaming já é um hábito para dois terços da amostra. O destaque vai para o Globoplay, escolhido por metado dos assinantes de plataformas. Apesar disso, Okiar e QuestionPro constataram que a TV aberta ainda tem um espaço junto a 47% dos brasileiros para assistir aos jogos.
Nesta edição, os Jogos Olímpicos foram transmitidos no Brasil pela Globo, SporTV e Cazé TV. A maioria (90%) dos entrevistados afirmaram ter assistido alguma transmissão da Olimpíada. A TV Globo liderou com 36% dos espectadores, enquanto a CazéTV reuniu 32,6% deles.
Apesar disso, a CazéTV teve maior protagonismo no Centro-Oeste e no Norte do País.
Compartilhe
Veja também
Comitê Paralímpico Brasileiro dará nome à estação Jabaquara
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo visa homenagear os atletas paralímpicos brasileiros e escolhe estação próxima ao Centro de Treinamento
Asics venderá apenas um pé de tênis para pessoas com deficiência
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro, marca comercializará um dos lados do par de calçado para pessoas com deficiência ou amputação na perna