Pesquisa revela hábitos e preferências dos espectadores dos Jogos Olímpicos
Okiar e QuestionPro analisaram o impacto das Olimpíadas de Paris 2024 sobre os brasileiros no que diz respeito à hábitos e opiniões, desempenho de marcas e de esportistas
Nas últimas semanas, os olhos do mundo se voltaram para as transmissões dos Jogos Olímpicos de Paris. A delegação brasileira trouxe para casa 20 medalhas, das quais 3 ouros — um para a dupla Duda e Ana Patrícia, do vôlei de praia; outra para a ginasta Rebeca Andrade; e a terceira para Beatriz Souza, no judô.
Rebeca Andrade, ginasta e medalhista Olímpica: a mais lembrada entre os brasileiros (Crédito: Divulgação/Time Brasil)
A ginástica, inclusive, foi a modalidade preferida dos brasileiros nesta edição da Olimpíada. De acordo com levantamento da consultoria Okiar em parceria com a QuestionPro, o esporte foi o favorito de 74% dos entrevistados. Na sequência aparece o futebol, com 66%, e o skate, com 56%.
Foram realizadas entrevistas on-line com 2.100 brasileiros, entre os dias 07 e 08 de agosto. As empresas porcionaram a amostra a partir de índices do PNAD/IBGE para refletir a demografia e o potencial de consumo da população brasileira.
O levantamento buscou analisar o impacto das Olimpíadas de Paris 2024 em três pilares: hábitos e opiniões, desempenho de marcas e desempenho de esportistas.
No que diz respeito aos atletas, Rebeca Andrade recebeu 45,5% das menções. Já Gabriel Medina e a jogadora de futebol Marta apareceram com 10,5% e 7,% das menções. Apareceram também nomes como o de Neymar (2,1%) e Daiane dos Santos (1,6%), lembrados mesmo sem participar dos Jogos Olímpicos neste ano.
A delegação brasileira também se destaca em credibilidade. Segundo o estudo, os brasileiros disseram que comprariam um produto ou serviço indicado por atletas olímpicos.
No topo, a ginasta Flavia Saraiva foi mencionada por 83%. Na sequência, estão a skatista Rayssa Leal (77%) e Rebeca Andrade (76%).
Ainda, compõem o ranking Isaquias Queiroz (73%), Gabriel Medina (71%), Marta (71%), Beatriz Souza (68%) e Jade Barbosa (63%).
Entre as marcas mais lembradas entre os brasileiros, o destaque vai para a Coca-Cola, com 60% das respostas. O segundo lugar ficou com a Adidas (48%) e o terceiro com o Banco do Brasil (40%). Vivo (38%), Heineken (33%), Claro (30%) e Betano (29%) também vêm à mente da amostra.
Mais da metade apontou ter um novo produto de uma marca por ela ter aparecido de alguma forma nos Jogos Olímpicos. No geral, 70% declararam ser provável que recomendem uma marca patrocinadora.
As bets, casas de apostas online, também foram abordadas. Segundo a pesquisa, 60% dos respondentes apostaram em alguma modalidade olímpica e apenas um terço disse nunca ter apostado.
Transmissão dos Jogos Olímpicos
O levantamento constatou que assistir esportes pelo streaming já é um hábito para dois terços da amostra. O destaque vai para o Globoplay, escolhido por metado dos assinantes de plataformas. Apesar disso, Okiar e QuestionPro constataram que a TV aberta ainda tem um espaço junto a 47% dos brasileiros para assistir aos jogos.