A grama pode ser mais verde além do muro das redes sociais
Sem dúvida, as redes sociais são grandes canais para atingir o público, mas também têm um objetivo final – cercar os usuários em seus ambientes
A grama pode ser mais verde além do muro das redes sociais
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BuscarSem dúvida, as redes sociais são grandes canais para atingir o público, mas também têm um objetivo final – cercar os usuários em seus ambientes
Os anunciantes se deparam com muitas opções quando tentam alcançar o público certo. A maioria depende muito das mídias sociais, como o Facebook e o Twitter, como uma forma rápida e fácil de alcançar seu público. Sem dúvida, as redes sociais são grandes canais para atingir o público, mas também têm um objetivo final – cercar os usuários em seus ambientes. Eles são “jardins murados” e eu argumentaria que a grama é tão verde, se não ainda mais verde do outro lado – na internet aberta.
Com um bilhão de usuários ativos diários, o Facebook é um poderoso espaço de descoberta de marca, mas a ressalva é que as marcas têm que jogar pelas regras do Facebook. A oportunidade para marcas na internet aberta, no entanto, é igualmente enorme. Atualmente, a Taboola atinge mais de um bilhão de usuários mensais únicos em nossa rede de sites, por isso, os anunciantes têm a oportunidade de alcançar uma audiência de escala parecida, em massa, fora e ao redor desses jardins murados.
Isso significa que eu acho que os jardins murados são uma coisa boa? Sim. E não. Eu acredito que, embora as empresas sociais ofereçam oportunidades significativas para as marcas, o risco que os anunciantes têm é ser muito dependentes delas como meio de descoberta de conteúdo. Isso pode afastar os consumidores. Os anunciantes precisam conhecer seus usuários e consumidores e construir um relacionamento com eles, falando diretamente com eles.
Sabemos que as pessoas passam aproximadamente 22% do seu tempo em redes sociais, 21% fazendo buscas e 20% consumindo conteúdo na internet aberta, o que significa que a oportunidade para a descoberta de conteúdo é ampla e variada. Os anunciantes devem se diversificar e buscar estar onde seus consumidores estão, o que significa ter seu conteúdo exibido em múltiplos ambientes, inclusive em sites editoriais.
Há muita credibilidade e valor agregado em ser descoberto em sites editoriais, mas os anunciantes também devem produzir conteúdo no próprio site, permitindo que eles construam relacionamentos diretos com os consumidores. A relação estreita dos publishers com seu público pode levar ao engajamento mais tarde.
Antes de ocorrer qualquer descoberta de conteúdo, no entanto, é necessário dedicar um bom tempo à estratégia. Deve haver uma estratégia de longo prazo primeiro, e deve começar com um objetivo claro em mente. Ou seja, uma consideração do que exatamente está tentando ser alcançado, bem como definir o que pode ser considerado um sucesso. Conteúdo para preencher espaço é um erro.
Existem alguns bons exemplos de marcas que estão tendo uma visão mais ampla do seu conteúdo. A Nestlé acaba de lançar o Content Factory, um hub que existe fora do grupo principal da Nestlé, formado por designers e criativos que produzem conteúdo de alta qualidade para consumidores no Brasil. Este projeto é incentivado pela noção de que, se você puder se engajar com os consumidores de forma mais criativa e livre, ao longo do tempo, as pessoas criam confiança e tornam-se consumidores leais e duradouros.
Quando os anunciantes estão criando sua estratégia de otimização de conteúdo, a maioria deles compreende o valor do engajamento do público pelo conteúdo e desenvolve a fidelidade a longo prazo, mas não tem certeza de como redirecionar seus esforços às vendas. Enquanto alguns anunciantes esperam que o conteúdo leve à conversão em compras diretamente, outros veem o conteúdo como um meio de fortalecer a percepção da marca. Eu acredito, no entanto, que o verdadeiro ROI do conteúdo está no meio disso porque, apesar de ser verdade que nem todos os itens de conteúdo levam diretamente a uma compra, quando produzida corretamente, cada história que você publica deve levar os consumidores mais perto da compra do seu produto.
O marketing de conteúdo não é uma ferramenta de vendas, mas também não é simplesmente uma ferramenta de construção de marca. É uma plataforma para construir relacionamentos em escala. Uma vez que você desenvolveu um relacionamento com o seu potencial consumidor, é possível que deem uma chance ao seu produto. Seu objetivo é simples: estabelecer, aprofundar e nutrir relacionamentos com seu público – essa perspectiva simples renderá um aumento nas suas conversões.
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