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Opinião

Construa lealdade nas festas de fim de ano

Programas de fidelidade em que o cliente precisa acumular pontos durante meses para obter alguma recompensa raramente trazem o retorno esperado em engajamento


9 de dezembro de 2016 - 9h00

Foto: Reprodução

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A época de festas não é só o momento em que o varejo aproveita para aumentar as vendas e fechar mais negócios, mas também o período em que muitos clientes definem se vão comprar de você ou de seu concorrente no futuro. Por isso, o momento é ideal para construir lealdade.

No final de ano, sua base de clientes pode ganhar uma série de novos consumidores em busca de presentes para seus entes queridos – porém, se sua empresa não for capaz de convencê-los a ficar até o ano novo, algo provavelmente está errado na sua estratégia de fidelização.

Para tirar proveito dessa época o ano todo, muitas empresas aproveitam o momento da compra para convidar os novos clientes a participarem de seu programa de fidelidade. A estratégia pode ser efetiva para aumentar o número de participantes do programa, mas não significa que os níveis de engajamento com a marca irão aumentar, e muito menos que esse cliente será fiel o ano todo – principalmente se você inscrevê-los em seu programa e nunca mais se comunicar com eles.

É grande o número de pessoas que participa de algum programa de lealdade no Brasil. Os níveis de engajamento, no entanto, permanecem caindo – o número de pontos emitidos caiu de 43,9 bilhões para 40,1 bilhões no último ano, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização.

Para que seja efetivo, um bom programa de lealdade deve aproveitar o valor da marca e estabelecer um relacionamento duradouro com o cliente, algo que os planos de fidelidade tradicionais não conseguem fazer.

Saiba como um plano de lealdade moderno e eficiente pode ajudá-lo a obter clientes leais nas festas deste fim de ano.

Comece a se relacionar imediatamente pelo mobile
Um programa de lealdade moderno permite segmentar clientes e iniciar contato com eles imediatamente por meio de aplicativos mobile. Por meio de tecnologias de big data e técnicas de gamificação, as empresas podem engajar o cliente desde o momento em que eles se cadastram.

Uma estratégia de lealdade que inclua mobile é essencial se seu objetivo é manter clientes leais o ano todo, pois o usuário pode receber incentivo para continuar interagindo com a marca o tempo todo, com prêmios para os usuários mais participativos. Isso é essencial para gerar relacionamentos duradouros.

Continue o sucesso do natal no resto do ano
Com um programa de lealdade, o sucesso das compras de natal não precisa durar apenas algumas semanas.

Durante o natal, seu programa de lealdade pode encorajar seus clientes a cumprir pequenas missões cujos benefícios podem durar o ano. É possível, por exemplo, dar prêmios para quem se inscrever em sua newsletter e beneficiar os usuários que deixarem avaliações de sua empresa.

Resenhas de serviços têm um peso considerável no aumento de tráfego, pois todos os novos visitantes verão os relatos para avaliar sua credibilidade. Uma pesquisa recente da empresa de pesquisa britânica BrightLocal estima que 92% dos consumidores leem resenhas online antes de fazer uma compra e as consideram tão confiáveis quanto recomendações de amigos e familiares.

Mantenha contato
Programas de fidelidade em que o cliente precisa acumular pontos durante meses para obter alguma recompensa raramente trazem o retorno esperado em engajamento. As empresas precisam manter contato constante.

Com uma plataforma mobile, as empresas podem oferecer incentivos constantes usando técnicas de gamificação, com base em cada perfil, definido com o uso de big data, para que o cliente continue interagindo com a marca. Isso é o que chamamos de Lealdade 3.0, conceito que pode render às empresas clientes muito mais leais em 2017.

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