Craft: técnica & autenticidade
No Ciclope Berlin 2025, James Price revela como o design de produção dá vida a mundos autênticos
O Ciclope é uma experiência curiosa: ao mesmo tempo pequeno e grande.
Pequeno porque tudo acontece em um mesmo teatro — o que torna natural cruzar com palestrantes no saguão ou na fila do café. E grande (até gigante) pela qualidade excepcional dos trabalhos e dos profissionais reunidos, criando um ambiente intimista, mas cheio de gente brilhante, onde as trocas fluem de forma muito natural.
Entre tantas palestras e filmes inspiradores, a que mais me marcou até agora foi a do diretor Leigh Powis e do produtor Zico Judge, da ProdCo, que destrincharam o processo criativo de “Volem La Pilota”, filme produzido para o FC Barcelona em comemoração aos 125 anos do clube.
Apesar de ser uma peça publicitária, o filme rompe com o formato tradicional: são quase oito minutos de imersão na história e no significado do clube para seus torcedores.
O racional criativo por trás do projeto é espetacular. Powis contou que abriu mão de vários artifícios técnicos comuns na publicidade, buscando tornar o filme o mais real e orgânico possível. Por exemplo, foi filmado apenas com luz natural e contou com “street casting”, ou seja, sem atores profissionais.
Acredito que essas decisões contribuem muito para trazer um olhar fresco e autêntico à publicidade, conectando-se ao público de forma mais visceral.
Esse approach artesanal é algo que sempre procuro levar para minhas produções. E ouvir um diretor desse nível compartilhar seu processo é inspirador.
Minha primeira vez no festival e a presença reforçou minha convicção de seguir nesse caminho, que imprime verdade na tela e faz diferença no resultado final.