Opinião

Craft: técnica & autenticidade

No Ciclope Berlin 2025, James Price revela como o design de produção dá vida a mundos autênticos

Christian Sayeg

Sócio e produtor da Mad Sounds 9 de outubro de 2025 - 14h42

O Ciclope é uma experiência curiosa: ao mesmo tempo pequeno e grande.

Pequeno porque tudo acontece em um mesmo teatro — o que torna natural cruzar com palestrantes no saguão ou na fila do café. E grande (até gigante) pela qualidade excepcional dos trabalhos e dos profissionais reunidos, criando um ambiente intimista, mas cheio de gente brilhante, onde as trocas fluem de forma muito natural.

Entre tantas palestras e filmes inspiradores, a que mais me marcou até agora foi a do diretor Leigh Powis e do produtor Zico Judge, da ProdCo, que destrincharam o processo criativo de “Volem La Pilota”, filme produzido para o FC Barcelona em comemoração aos 125 anos do clube.

Apesar de ser uma peça publicitária, o filme rompe com o formato tradicional: são quase oito minutos de imersão na história e no significado do clube para seus torcedores.

O racional criativo por trás do projeto é espetacular. Powis contou que abriu mão de vários artifícios técnicos comuns na publicidade, buscando tornar o filme o mais real e orgânico possível. Por exemplo, foi filmado apenas com luz natural e contou com “street casting”, ou seja, sem atores profissionais.

Acredito que essas decisões contribuem muito para trazer um olhar fresco e autêntico à publicidade, conectando-se ao público de forma mais visceral.

Esse approach artesanal é algo que sempre procuro levar para minhas produções. E ouvir um diretor desse nível compartilhar seu processo é inspirador.

Minha primeira vez no festival e a presença reforçou minha convicção de seguir nesse caminho, que imprime verdade na tela e faz diferença no resultado final.