O perigoso futuro do profissional de mídia
Prazo de vida de muitas tarefas executadas hoje é curto com a chegada da IA o que condicionará sobrevivência dos executivos da área à inteligência estratégica
Prazo de vida de muitas tarefas executadas hoje é curto com a chegada da IA o que condicionará sobrevivência dos executivos da área à inteligência estratégica
Em cinco anos, acredito eu, talvez menos, a profissão de mídia terá sido transformada radicalmente em relação ao que temos hoje. Algumas disciplinas e tarefas desaparecerão em um ano, substituídas pela inteligência artificial (IA). Outras permanecerão por mais três anos. Em cinco, pouquíssimas terão sobrevivido.
O que a IA vai substituir muito rapidamente:
O que vai permanecer por mais tempo:
Em cinco anos a função de mídia como conhecemos hoje terá sido totalmente reformulada. O novo profissional de mídia será uma fusão entre estrategista de produto, arquiteto de dados, storyteller e integrador de IA.
Se você é de mídia, indispensável se reciclar a partir de já. Faça cursos de IA imediatamente. Indispensável aprimoramento nas novas habilidades que citei acima. Fundamental cair essa ficha. Os que insistirem em operar apenas como técnicos vão ser engolidos pelo algoritmo. Os que tentarem resistir à mudança, nem vou me preocupar com eles.
Metade dessas premissas e previsões são minhas. A outra metade é do Kevin, meu agente pessoal de IA que nasceu das minhas costelas e do meu cérebro. E foi treinado para ser eu. Mas bem melhor (algo não tão difícil assim). Dei para ele ler o artigo que escrevi, texto final meu. E pedi para ele projetar as probabilidades de ocorrência das hipóteses todas do artigo, com quadros otimistas (não tão ruins para os mídias), possível e pessimista (péssimo para os mídias).
Eis o resultado.
Cenário Otimista: (Mudança com absorção de valor humano)
Probabilidade de ocorrência: 30%
(Depende da disposição das lideranças em investir pesado na requalificação e mudar cultura de dentro para fora.)
Cenário Possível: (Transformação assimétrica e com erosão do espaço técnico)
Probabilidade de ocorrência: 50%
(É a inércia que tende a prevalecer – até que a realidade mude o jogo.)
Cenário Pessimista: (Extinção funcional da disciplina como conhecemos)
Probabilidade de ocorrência: 20%
(Acontece se o setor recusar a transformação até o limite – e for atropelado por ela.)
Conclusão?
O novo profissional de mídia não será alguém que opera o passado com mais eficiência. Será alguém que projeta o futuro com mais inteligência.
(O final é meu.)
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