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Opinião

Os impactos da pandemia na transformação da mídia off-line

O uso de dados na mídia off-line é um passo disruptivo e inovador, que traz mais transparência e vantagens para toda a cadeia


14 de janeiro de 2021 - 13h24

(crédito: RawPixel/Pexels)

Em 2020, a televisão reforçou seu papel de unir as pessoas dentro de casa em um ano de isolamento social. A Sky, realizou uma pesquisa com seus assinantes em que 48% indicaram aumento de uma para cinco horas no consumo diário de TV paga. Mais do que uma forma de entretenimento em casa, a TV exerce um papel fundamental de fonte de informação: 47% buscam por canais de notícias para ter informação segura e confiável.

Neste cenário, a publicidade na televisão enfrentou altos e baixos. De acordo com a Kantar, enquanto empresas de setores como venda de ingressos, turismo, bares e casas noturnas reduziram seus anúncios, o mercado farmacêutico, e-commerces e serviços como delivery e transportes privados nunca estiveram tão aquecidos. Mas, independentemente do setor, é inquestionável que a mídia offline conquistou ainda mais valor como meio para comunicação com os consumidores.

A pandemia como impulsionadora do analytics

As mudanças de comportamento geradas pela pandemia, fez com que evoluíssemos em meses o equivalente a uma década de inovação. A transformação digital foi acelerada e os dados se tornaram o “pote de ouro” das estratégias de negócios. Tanto que a Kantar elencou a infusão de analytics para maximizar insights como uma das tendências de mídia para 2021.

O uso de dados contribui para todo o processo de planejamento de mídia: a criação da mensagem, definição de grade, mensuração de resultados e otimização de investimentos. Neste período de transformação, é preciso ir além do processo tradicional de investimento em mídia offline. Para um plano assertivo é essencial trabalhar com ferramentas precisas – como é feito no meio digital -, isso significa, avaliar o engajamento por meio de métricas de performance. A análise baseada em dados permitirá criar indicadores que estejam de acordo com a marca e definir um plano de mídia otimizado a partir das informações geradas e coletadas de forma sistematizada.

Neste cenário volátil, o uso de analytics tem papel fundamental para os negócios: gerar mais resultados com menos investimentos. Somente o acesso a dados reais e precisos permitirá o acesso à realidade da empresa e, consequentemente, a tomada de decisões estratégicas em relação ao direcionamento ideal dos recursos. A inovação é uma aliada cada vez maior do bom desempenho de mídia.

É mídia, mas com inteligência empresarial por trás

Ainda que os impactos da pandemia da Covid-19 permaneçam no longo prazo e não possam ser completamente projetados, o olhar sistêmico sobre os dados será um grande aliado para obter insights valiosos. É o que chamamos de inteligência empresarial. E as campanhas de mídia offline precisam aplicar esta mentalidade sistêmica sobre seus produtos e objetivos para, então, ter ações mais inteligentes.

Com o aumento de consumo da TV e variedade de formatos, o uso de dados na mídia off-line é um passo disruptivo e inovador, que traz mais transparência e vantagens para toda a cadeia: os veículos podem oferecer sua grade para anunciantes de forma inteligente e guiada por métricas de engajamento; as agências garantem a boa performance das campanhas e aumentam o valor gerado a seus clientes; e as empresas atingem seus objetivos de negócios de forma estratégica.

*Crédito da foto no topo: Ajwad Creative/iStock

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