Quatro segredos que ninguém lhe conta sobre branded content
São elementos básicos que podem ajudar a escalar o conteúdo de marca
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Toda marca é construída por meio de histórias únicas e cabe ao profissional de marketing saber como transmitir essas interessantes histórias ao público-alvo, fazendo com que a marca se destaque da concorrência. Nos dias de hoje, o modo como nos comunicamos mudou significativamente, e não temos disponíveis apenas os meios tradicionais como televisão e outdoors, mas sim uma grande quantidade de informações nas mídias sociais. Apesar dessa evolução, existe algo no marketing que permanece inalterado: a maneira como as marcas constroem suas identidades visuais e como impactam seu público.
O conteúdo visual é, indiscutivelmente, o formato mais atraente para contar histórias e, portanto, as marcas precisam investir em ter uma identidade visual bem estabelecida para ajudar seu conteúdo a ressoar e se destacar de seus concorrentes. No atual ambiente de mídia desordenado — onde mais de dois bilhões de fotos são carregadas para a mídia social diariamente — criar e manter uma identidade visual consistente não é tão simples quanto costumava ser.
Passamos da necessidade de aderir a uma “bíblia da marca” que dita as diretrizes para logotipos, fontes, humor e tom para todos os materiais da marca. Agora, os profissionais de marketing precisam monitorar o volume, a variedade e a frequência ao criar recursos visuais em uma variedade cada vez maior de pontos de contato com o cliente. As marcas precisam manter vários feeds sociais, geralmente em vários idiomas e regiões, e preenchê-los continuamente com conteúdo atrativo da marca, a fim de manter a máxima atenção entre seus clientes.
À medida que a consistência da marca toma o centro do palco, aqueles que utilizam as ferramentas tecnológicas certas e seguem os quatro elementos básicos para ajudar a escalar seu conteúdo de marca terão mais sucesso:
1. É tudo sobre a plataforma
Uma das maiores lutas dos profissionais de marketing é se concentrar na plataforma certa para sua marca. Os consumidores modernos são experientes e podem identificar facilmente conteúdo que parece fora do lugar. Por isso, é vital que os profissionais de marketing garantam que seu conteúdo se adapte à plataforma na qual eles estão comunicando. Um vídeo de estilo vertical do Snapchat provavelmente não será adequado para um Twitter ou vice-versa.
2. Aprenda com sua audiência
Os profissionais de marketing têm a responsabilidade de investir na compreensão de seu público-alvo. Ao analisar consistentemente os dados de percepção do público, os profissionais de marketing poderão aprender mais sobre seus clientes além dos dados demográficos básicos. Dados adicionais têm o potencial de transformar a capacidade de uma marca de se conectar com os clientes por meio de seu conteúdo, o que leva a um envolvimento maior. Os profissionais de marketing podem aprender mais detalhes básicos sobre como os clientes respondem a postagens sociais e usam essas plataformas para testar o que funciona bem em relação a tempo e conteúdo, por exemplo, se imagens extravagantes e divertidas geram maior engajamento em relação a imagens mais pontuais e motivacionais. Utilizando as ferramentas certas para insights de dados, as marcas podem criar conteúdo mais relevante que alcance seus dados demográficos nos melhores horários e locais.
3. Estude seus concorrentes
Manter um olho no que seus concorrentes estão fazendo também é extremamente importante. Os profissionais de marketing devem fazer sua devida diligência enquanto analisam objetivamente o conteúdo que estão enviando — do estilo visual e cópia ao volume de conteúdo e tempo — para distinguir os fatores que podem empregar para manter sua marca única. As marcas não querem ser homogêneas e os profissionais de marketing precisam entender o que seus concorrentes estão fazendo para criar conteúdo interessante e exclusivo em todas as plataformas.
4. Alinhe seu discurso com cada plataforma
A regra final para as marcas desenvolverem identidades de marca consistentes é alinhar seu conteúdo visual entre as plataformas. Tem que haver um senso de coesão que vai além da fonte e de um esquema de cores para desenvolver conexões reais com seus clientes. A consistência é fundamental para o recall da marca para garantir que os clientes possam identificar facilmente as marcas rapidamente.
Construir a identidade visual de uma marca não é tarefa fácil, mas, em última análise, é um dos ativos mais importantes que as marcas podem usar para estabelecer lealdade e, em última instância, aumentar sua receita. Como o marketing da marca continua a evoluir nesta era digital, é vital que os profissionais de marketing aproveitem as ferramentas certas, como a tecnologia de aprendizado de máquina, que podem ajudar os profissionais de marketing a manter o alinhamento e a consistência da marca nas plataformas.
*Crédito da imagem no topo: Smartboy10/iStock
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