Sustentabilidade e a experiência do usuário

Buscar

Sustentabilidade e a experiência do usuário

Buscar
Publicidade

Opinião

Sustentabilidade e a experiência do usuário

CES 2023 posiciona a sustentabilidade no centro da experiência do usuário


11 de janeiro de 2023 - 11h28

Crédito: Divulgação

Após tantas novidades anunciadas em meio a uma das mais importantes experiências relacionadas à tecnologia e inovação que pude testemunhar este ano – mesmo que ainda estejamos no começo de 2023 –, a recém finalizada CES também deixa um importante legado para empresas e consumidores: a reafirmação da sustentabilidade como eixo central na experiência do usuário. Isso não poderia me deixar mais esperançoso, pois faço parte de uma organização que trabalha consistentemente com parceiros e clientes, tendo como foco a consciência ambiental para garantir um impacto positivo amplo ao longo do ciclo de vida do produto, especialmente em relação às TVs, minha área principal de atuação.

Entre outras medidas anunciadas, a meta é que, em 2023, a Samsung substitua 20% das peças usadas na fabricação do controle remoto SolarCell por plástico reciclado que, de outra forma, teriam como destino o oceano, enquanto 12% das peças de metal desses controles usarão alumínio e cobre reciclados. Quanto à economia de energia, as TVs 2023 da marca também passam a oferecer suporte ao modo de economia de energia via inteligência artificial (AI) por meio do ecossistema SmartThings, ajudando a reduzir a pegada de carbono dos dispositivos conectados a partir de ações simples, como opções automáticas para o modo economia em aparelhos que não estão em uso. Quanto às embalagens, o Eco-Packaging de 2023 chega aprimorado, com impressão mínima para que menos tinta seja consumida na produção, além da fita de papel para reduzir o uso de plástico, enquanto os tamanhos das embalagens serão reduzidos.

Outro objetivo destacado na CES 2023, e que está mais próximo do que imaginamos, é tornar a Samsung a marca dos eletrodomésticos com o maior nível de eficiência energética em todo o planeta. Como exemplo, a expansão do SmartThings Energy levou a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) a conceder a primeira certificação de Sistemas de Gerenciamento de Energia Doméstica Inteligente (SHEMS) do mercado, além das 260 certificações ENERGY STAR® concedidas aos eletrodomésticos de modelo básico da marca, incluindo 43 prêmios de produto mais eficiente. E, por fim, tanto o ciclo quanto o filtro Menos Microfibra para máquinas de lavar da Samsung, que devem estar disponíveis globalmente em breve, reduzem as emissões de micro plásticos em até 54%, o que representa um grande avanço na luta ambiental, com potencial de impactar positivamente os ecossistemas aquáticos de todo o mundo.

E tudo isso representa apenas um pequeno gesto do que queremos alcançar no médio e longo prazos. Em nossa visão, o caminho para o futuro – conectado, interativo e cada vez mais smart – já está traçado, pois só depende das iniciativas de sustentabilidade em cada elo dessa grande e importante cadeia produtiva que é o mercado de tecnologia. Por isso, já estou ansioso para a próxima CES, onde, tenho certeza, vou presenciar esse futuro em plena ação, com novidades ainda mais surpreendentes e positivas sobre aquilo que move a todos nós: a inovação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Web Summit 2024: um marco para mulheres na tecnologia

    Apesar dos avanços, a inclusão de mulheres continua sendo um campo de batalha contra preconceitos de gênero e disparidades salariais

  • A aula dada pelo Itaú e por Madonna

    Ação não é apenas algo fora da curva, é um chamado para que todas as empresas pensem e para que os comunicadores entendam que o mercado mudou