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As águas de março das Cataratas do Iguaçu

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Opinião

As águas de março das Cataratas do Iguaçu

32ª Convenção da Central de Outdoor gerou networking e repertório aos participantes

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11 de abril de 2023 - 6h00

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O evento gerou visão global aos participantes. (Crédito: TAW4/Shutterstock)

De 29 a 31 de março, em Foz do Iguaçu, foi realizada a 32ª Convenção da Central de Outdoor, a maior associação de Out of Home do Brasil. São mais de 120 empresas de todos os cantos do país que, reunidas, possuem mais de 35 mil ativos de mídia exterior. O objetivo da convenção foi integrar as novidades do setor e fomentar os associados com as novidades e tendências globais do meio OOH.

O evento gerou networking, visão global e repertório aos participantes, fortalecendo o valor da mídia exterior no Brasil. Planejadores de mídia, exibidores locais, nacionais, internacionais e agências criativas estão construindo um novo meio de mídia que ganha participação no investimento publicitário a cada ano. Vale lembrar que, em 2022, segundo a Cenp Meios, o OOH recebeu novos R$ 470 milhões de investimento publicitário, colocando o meio como o segundo maior em penetração em algumas praças do Brasil.

Palestras inovadoras, como a do Arthur Igreja, grande entendedor do assunto, distinguiram as significativas transformações digitais do que é somente modismo passageiro. Em sua palestra, Arthur disse que a inteligência artificial merece atenção de perto, pois, diferentemente do metaverso, trará mudanças expressivas no mundo e nas relações de trabalho que vivemos hoje.

Romeu Busarello, um dos maiores nomes do marketing nacional – que se definiu mais jovem hoje, com 57 anos, do que aos 37 –, falou sobre o futuro do trabalho e o trabalho do futuro. Trouxe reflexões importantes sobre as mudanças de comportamento da sociedade, as oportunidades escalonáveis de negócios e a realidade de quem vem ganhando dinheiro dormindo (o que parecia ser impossível).

Romeu disse que era monotema, monossegmento e monoindústria, mas se tornou um multiprovedor de conteúdo e conselheiro de múltiplas empresas. Afirmou acreditar ser a educação executiva a grande virada para a formação de profissionais em matemarketing e techmarketing, atividades que irão somar com a comunicação na construção de marcas e mercados.

O palestrante Ricardo Bastos, CEO da Dreammedia, empresa de mídia OOH portuguesa, brilhou ao mostrar como uma pequena empresa de OOH do mercado europeu cresceu exponencialmente no país. Mirou a Ocean Outdoor, do Reino Unido, como benchmarking, fez a lição de casa e investiu pesado em produtos, criando a maior rede nacional de outdoors digitais de Portugal. Hoje, oferta mais de 160 telas de alta qualidade, com localizações premium, que valorizam a inovação, as audiências, o impacto e o design.

O exemplo da Dreammedia demonstra que a construção de empresas de sucesso demanda grandes referências e benchmarking, pré-requisitos que valem não apenas para o setor de indústria e serviço, mas, também, para as empresas de mídia.

Outro exemplo de peso é o da Lamar Billboards, a maior empresa de OOH dos Estados Unidos, que cobre o país de Leste a Oeste, líder em diversos formatos, referência em painéis rodoviários, enfim, um verdadeiro case global. No Brasil, a VEX Painéis ocupa esse espaço, oferecendo uma operação imensa nesse gigante país. São mais de 600 faces e presença em mais de 130 munícipios, tem o maior outdoor do Brasil – com 718m2 na Rodovia Presidente Dutra – e um dos principais sequenciais no sentido do Aeroporto de Guarulhos.

E foi assim, no verde da Mata Atlântica e nas águas de março das Cataratas do Iguaçu, que se abriu um novo capítulo de tendências para um Out of Home cada vez mais verde e digital no Brasil e no mundo.

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