Assinar

Jornalismo na era 4.0: desafios e saídas

Buscar
Publicidade
Notícias

Jornalismo na era 4.0: desafios e saídas

Pyr Marcondes apresenta livro baseado em seus artigos para ajudar jornalistas a se adaptarem às transformações da produção de conteúdo

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


11 de outubro de 2024 - 6h03

Livro de Pyr Marcondes aborda jornalismo 4.0 para ajudar na jornada dos profissionais (Crédito: Divulgação)

Livro de Pyr Marcondes aborda jornalismo 4.0 para ajudar na jornada dos profissionais (Crédito: Divulgação)

Pyr Marcondes, senior partner da Pipeline Capital, sócio-fundador da Macuco Tech Ventures e colunista do Meio & Mensagem e ProXXIma, lançou nesta quarta-feira, 10, o livro digital Desafios e Saídas para o Jornalismo 4.0: do humano ao algoritmo, os novos paradigmas da mídia editorial.

Dessa forma, seu intuito é auxiliar os jornalistas a entenderem e se adaptarem às mudanças na produção de conteúdo.

Para tanto, aborda temas como:

– O impacto das redes sociais no consumo de notícias;

– A crise do jornalismo local e seu papel na preservação da democracia;

– E estratégias inovadoras para enfrentar os desafios do mercado de notícias.

Assim, a obra reúne artigos do autor que saíram das edições da newsletter Aurora News, da Alright.

Ainda, Pyr afirma que separou 70 textos para publishers e empresas de mídia jornalística, mas que servem, também, para jornalistas e empresas jornalísticas.

Práticas a serem incorporadas

Portanto, o autor afirma: “Algumas práticas e tecnologias e plataformas precisarão ser incorporadas muito rapidamente. E a palavra ‘rapidamente’ é muito importante porque a velocidade é um dos itens e um dos fatores desafiadores para toda essa indústria”.

Desse modo, a obra, cujo lançamento ocorreu em evento digital, apresenta práticas de automação de conteúdo, personalização com inteligência artificial (IA), análise de dados, verificação de fatos, interatividade com chatbots, modelos de monetização e novas aprendizagens que poderão acontecer através da IA.

Pyr avalia: “Precisamos todos, empresários e jornalistas, assumir nosso analfabetismo de IA. Nosso analfabetismo 4.0. E ir em busca de novas e indispensáveis habilidades da nova era.”

Ainda, o livro é gratuito e pode ser baixado na internet.

Porém, quem desejar, poderá, ainda, realizar doação de qualquer valor cujo destinação é para o Instituto Vladimir Herzog (VH), que trabalha em prol da defesa dos direitos humanos, de defesa do direito à informação e à livre informação.

Ainda, Pyr diz: “Eu, como autor,  jornalista e  cidadão, louvo e admiro a atuação do IVH. Todos na Alright e eu concordamos que seria mais do que razoável, útil e pertinente fazermos esse gesto.”

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • 10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media

    10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media

    Bruno Almeida, CEO da empresa, destaca temáticas como IA, programática e social commerce

  • IA já é aliada do departamento de RH, indica Distrito

    IA já é aliada do departamento de RH, indica Distrito

    Levantamento "AI for HR" indica que mais de 34% das empresas estão em processo de adoção da inteligência artificial