Jornalismo na era 4.0: desafios e saídas
Pyr Marcondes apresenta livro baseado em seus artigos para ajudar jornalistas a se adaptarem às transformações da produção de conteúdo
Pyr Marcondes apresenta livro baseado em seus artigos para ajudar jornalistas a se adaptarem às transformações da produção de conteúdo
Valeria Contado
11 de outubro de 2024 - 6h03
Pyr Marcondes, senior partner da Pipeline Capital, sócio-fundador da Macuco Tech Ventures e colunista do Meio & Mensagem e ProXXIma, lançou nesta quarta-feira, 10, o livro digital Desafios e Saídas para o Jornalismo 4.0: do humano ao algoritmo, os novos paradigmas da mídia editorial.
Dessa forma, seu intuito é auxiliar os jornalistas a entenderem e se adaptarem às mudanças na produção de conteúdo.
Para tanto, aborda temas como:
– O impacto das redes sociais no consumo de notícias;
– A crise do jornalismo local e seu papel na preservação da democracia;
– E estratégias inovadoras para enfrentar os desafios do mercado de notícias.
Assim, a obra reúne artigos do autor que saíram das edições da newsletter Aurora News, da Alright.
Ainda, Pyr afirma que separou 70 textos para publishers e empresas de mídia jornalística, mas que servem, também, para jornalistas e empresas jornalísticas.
Portanto, o autor afirma: “Algumas práticas e tecnologias e plataformas precisarão ser incorporadas muito rapidamente. E a palavra ‘rapidamente’ é muito importante porque a velocidade é um dos itens e um dos fatores desafiadores para toda essa indústria”.
Desse modo, a obra, cujo lançamento ocorreu em evento digital, apresenta práticas de automação de conteúdo, personalização com inteligência artificial (IA), análise de dados, verificação de fatos, interatividade com chatbots, modelos de monetização e novas aprendizagens que poderão acontecer através da IA.
Pyr avalia: “Precisamos todos, empresários e jornalistas, assumir nosso analfabetismo de IA. Nosso analfabetismo 4.0. E ir em busca de novas e indispensáveis habilidades da nova era.”
Ainda, o livro é gratuito e pode ser baixado na internet.
Porém, quem desejar, poderá, ainda, realizar doação de qualquer valor cujo destinação é para o Instituto Vladimir Herzog (VH), que trabalha em prol da defesa dos direitos humanos, de defesa do direito à informação e à livre informação.
Ainda, Pyr diz: “Eu, como autor, jornalista e cidadão, louvo e admiro a atuação do IVH. Todos na Alright e eu concordamos que seria mais do que razoável, útil e pertinente fazermos esse gesto.”
Compartilhe
Veja também
O que falta para que a TV 3.0 seja implantada no Brasil?
Ecossistema encara desafios como custo e aquisição de novos receptores e sincronia entre redes das geradoras e retransmissoras
Futebol e demais esportes usam IA e machine learning como facilitadoras
Desde o futebol até os jogos olímpicos, tecnologia auxilia profissionais a tomarem decisões mais assertivas em processos variados