Como a NFL utiliza IA para aprimorar desempenho de atletas
Competição investe no aprimoramento de dados a partir do uso de inteligência artificial e machine learning para gerar mais informações durante os jogos
Como a NFL utiliza IA para aprimorar desempenho de atletas
BuscarCompetição investe no aprimoramento de dados a partir do uso de inteligência artificial e machine learning para gerar mais informações durante os jogos
Renan Honorato
6 de setembro de 2024 - 6h03
As rodadas da National Football League (NFL) chegam ao Brasil pela primeira vez nesta sexta-feira, 6. A CazéTV vai transmitir o primeiro jogo em solo nacional na Neo Quimíca Arena entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, além de outras cinco disputas.
Um dos aspectos que marcam a vinda dos jogos de futebol americano no País é o investimento da NFL em dados e tecnologia para fidelizar uma audiência que, somente no Brasil, atrai 41 milhões de pessoas.
Como parceira da entidade desde 2017, a Amazon Web Services (AWS) tem utilizado inteligência artificial (IA) e machine learning para aprimorar as análises das partidas. Entre os principais projetos desenvolvidos está o Digital Athlete, em que os times conseguem monitorar as análises de riscos de lesões em tempo real. A ferramenta utiliza vídeos e dados de treinamento e dos jogos para esquadrinhar os movimentos dos jogadores por meio de representação em 3D.
A tecnologia que utiliza IA monitora 38 ângulos diferentes com visão de 360º da experiência de um jogador. Além disso, a tecnologia utiliza sensores instalados em protetores bucais, capacetes e ombreiras para simular os resultados. Durante a temporada, os sensores calculam mais de 300 estatísticas por jogador todos os dias, sendo analisados 24 mil quilômetros em movimentação por semana. A Digital Athlete, por exemplo, determinou que o hip drop tackle apresentava um risco de lesão 20 vezes maior do que outros tackles, o que resultou na proibição do movimento.
“Com a plataforma de dados, é possível oferecer conteúdo sob medida aos espectadores nos estádios ou em casa. Cada pessoa pode receber insights personalizados, estatísticas ao vivo e recomendações de conteúdo com base no que mais lhes interessa. Isso cria uma experiência imersiva única”, diz Julie Souza, head global de esportes na AWS. Porém, outro ponto de destaque reside na monetização e no engajamento que permite a personalização de campanhas de marketing e patrocínios.
Outra iniciativa apresentada pela AWS para NFL que também utiliza os mesmos sensores é a Next Gen Stats. Além de outras informações, o sistema pode calcular a distância percorrida pela bola, o tempo de reação e velocidade dos jogadores. São mais de 300 milhões de pontos de dados coletados e analisados a cada temporada e disponibilizados ao vivo na transmissão. No Brasil, o Next Gen Stats será usado durante as transmissões da RedeTV.
Além disso, a AWS tem competição de crowdsourcing que instiga os participantes a utilizar os dados da plataforma para criar propostas para proteger os jogadores. O NFL Big Data Bowl também pretende deixar o jogo mais emocionante para os fãs. Desde o início da iniciativa, em 2018, mais de 50 participantes foram contratados para cargos de dados e análise no setor esportivo. As ferramentas da AWS também contribuem para organizar o calendário das partidas dos 32 times em 18 semanas de jogos.
A AWS tem contemplado não apenas o aproveitamento de dados das ligas e das equipes, como também envolve os parceiros de transmissão e provedores de tecnologias da NFL. “O trabalho que realizamos com a NFL aproveita diversas tecnologias e soluções para ajudar a liga a impulsionar o envolvimento dos fãs, manter os atletas seguros e gerar resultados de negócios”, diz.
Em maio, a NFL escolheu a Accenture como parceira oficial de consultoria empresarial e tecnologia. Pelos próximos cinco anos, a liga de futebol americano vai aprimorar o uso de tecnologia em três principais frentes. A primeira, na exibição do futebol, em seguida, nas operações financeiras e, por fim, em recursos humanos. A expectativa é que o trabalho vai otimizar as operações financeiras corporativas e os sistemas da NFL em seus sistemas e processos.
Além disso, a NFL e a Accenture vão dar suporte às funções e análises de recursos humanos e no planejamento de recursos empresariais. A Accenture também vai aprimorar a implementação de automações em funções de back-office da competição. “Estamos ajudando a liga com parcerias para sermos pioneiros no futuro dos esportes, aproveitando a tecnologia de ponta por meio do Centro de Inovação Tecnológica da NFL”, afirma a Accenture, em comunicado.
Compartilhe
Veja também
10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media
Bruno Almeida, CEO da empresa, destaca temáticas como IA, programática e social commerce
IA já é aliada do departamento de RH, indica Distrito
Levantamento "AI for HR" indica que mais de 34% das empresas estão em processo de adoção da inteligência artificial