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Opinião

Nova aurora a cada dia

Precisamos que, nos primeiros 100 dias de 2023, a estabilidade se concretize entre os poderes e a sociedade, para que, consequentemente, as empresas invistam nos seus negócios, construam marcas e se desenvolvam no mercado

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13 de janeiro de 2023 - 11h28

Desafios da Geração Alpha

Crédito: Shutterstock

Começamos 2023 com muitos desafios e oportunidades no mercado publicitário brasileiro. A publicidade está conectada ao desenvolvimento do país, pois emula a economia, gera empregos, promove concorrência no livre mercado e sustenta a liberdade de expressão. Dessa forma, os acontecimentos de 8 de janeiro em Brasília terão impactos diretos no nosso negócio, pois instabilidade é uma palavra que qualquer profissional de marketing detesta.

Precisamos que, nos primeiros 100 dias de 2023, a estabilidade se concretize entre os poderes e a sociedade, para que, consequentemente, as empresas invistam nos seus negócios, construam marcas e se desenvolvam no mercado. No mesmo sentido a inflação americana e a desaceleração da economia chinesa, que também tem efeitos globais que chegam por aqui.

Saindo do macro e olhando para o negócio da propaganda, cada ano que se inicia traz novidades nos modelos e formatos de mídia.

O BBB 23 da Globo bateu recorde de faturamento, 800 milhões de cotas comercializadas para 12 patrocinadores, com ações de experiência, forte pressão de mídia e uma audiência que irá viver o programa 24h por dia nas redes sociais.

As audiências digitais dos maiores jornais do país estão em crescimento segundo os dados do IVC, o que será tendência para 2023, com a cobertura necessária dos principais fatos do Brasil.

No universo dos games, as possibilidades estão cada vez maiores. O Boticário, umas das marcas brasileiras mais à frente das novidades, escolheu o Fortnite para promover seus perfumes Egeo Choc, Egeo Choc Mint e Egeo Choc Berry entre a Geração Z. A campanha consistiu no desenvolvimento de dois mapas criativos com desafios funcionais, feito pela Druid, em parceria com a Pixel Hunters.

O OOH cada vez mais perto de chegar a 15% de share publicitário, trazendo inovações de formatos, modelo programático de compra e inventário, além do diferencial de localismo regional.

As tendências da mídia para 2023, conforme estudo Media Trends da Kantar Ibope, passam por um equilíbrio cada vez maior entre o vídeo sob demanda (VOD) e a TV linear. Os investimentos continuarão altos em vídeo on line, streaming e redes sociais. As TVs conectadas estão explorando e facilitando novas formas de publicidade que devem expandir seu alcance, com uma mensagem ainda mais endereçável para a audiência. Estima-se que essa área cresça quase US$ 30 bilhões até 2024.

Olhar para todos esses dados nos faz perceber que precisamos estar atentos e sempre exercitando o aprendizado com as novidades do setor. Em novembro de 2022, Milton Nascimento, com 80 anos, fez seu último show no Minerão, encerrando sua brilhante carreira. Devemos encarar as novidades do mundo da mídia com a curiosidade e o coração de um estudante, para construirmos um mercado que é nova aurora a cada dia.

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