A nova propaganda de novo
A inteligência artificial está no filme. Todo mundo vê, mas ela aparece como coadjuvante, enquanto a criatividade, que é a inteligência natural se divertindo, está ali, como protagonista
A inteligência artificial está no filme. Todo mundo vê, mas ela aparece como coadjuvante, enquanto a criatividade, que é a inteligência natural se divertindo, está ali, como protagonista
7 de julho de 2023 - 6h00
Este não é um artigo, é uma carta desesperada de elogio.
O filme de 70 anos da VW no Brasil é épico. Foi aclamado pela opinião pública, compartilhado pelo povo e teve 99% de aprovação pelo próprio mercado publicitário.
A gente que está na área da propaganda sempre tem observações a fazer sobre os trabalhos da classe. Neste não. Ele é como um tecido entrelaçado, tudo orna, tudo é perfeito.
Ele é tudo de novo na propaganda.
A Almap não precisaria desse filme para reforçar sua glória na publicidade mundial, mas fora da Almap ele não teria existido.
Esse filme é a cara e a alma da Almap.
Da ideia, do roteiro, da direção, da inteligência artificial mais natural que existe: o talento humano.
A inteligência artificial está no filme. Todo mundo vê, mas ela aparece como coadjuvante, enquanto a criatividade, que é a inteligência natural se divertindo, está ali, como protagonista.
É muito mais deep do que fake.
É polêmico? Sim! Mas polêmico é o quinto e novo P do marketing.
E vamos aproveitar a IA! Ver a Elis com a Maria Rita foi emocionante, mas quem sabe não veremos agora o Pelé tabelando com o Neymar, o Portinari pintando com o Kobra, o Senna acelerando no Brasil.
A IA está aí para trazermos os imortais back to the game.
Esse filme merece estar no MOMA.
Se vai ganhar prêmios internacionais? É possível, mas não importa. Ele já ganhou os corações dos brasileiros.
Ele é a essência da propaganda que constrói. Não vendeu nenhum carro, mas todos compraram a VW.
Professores de comunicação, mostrem aos seus alunos; alunos, mostrem para seus amigos; amigos, mostrem para seus pais.
Espalhem a obra, semeiem a criatividade.
Obrigado, Almap! Parabéns, VW, pelos 70tinha, mas o presente, nós, apaixonados por propaganda, que ganhamos.
Alexa toque “Como nossos pais”, de Belchior, com Elis Regina!
“Você me pergunta pela minha paixão… digo que estou encantada como uma nova invenção…”
Compartilhe
Veja também
IBM e expectativas para 2025: sustentabilidade, segurança e automação
Com IA como carro-chefe, executivos da empresa de tecnologia falam sobre as tendencias tecnológicas para o ano que vem
10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media
Bruno Almeida, CEO da empresa, destaca temáticas como IA, programática e social commerce