Ambev e Red Bull adotam RA e metaverso para processos seletivos

Buscar
Publicidade

Notícias

Ambev e Red Bull adotam RA e metaverso para processos seletivos

Empresas exploram as possibilidades de ferramentas para se aproximar da linguagem e aspirações dos jovens

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


13 de setembro de 2022 - 11h57

A transformação digital tem mudado a dinâmica das empresas nos últimos anos. Desde a automatização de processos até nova abordagem centrada nos dados, a tecnologia se torna ainda mais parte do dia a dia dos colaboradores para entregar experiência mais fluida e assertiva para o consumidor. Nessa onda, a digitalização chegou também aos processos seletivos das companhias.

Recrutamento Red Bull usou filtros do Instagram

Iniciativa da Red Bull apostou em filtros de realidade aumentada no Instagram (Crédito: Divulgação)

Em abril, a Ambev, proprietária de marcas como Brahma, Beats e Budweiser, anunciou que estava levando seu processo de estágio regular e o Representa, voltado exclusivamente para pessoas pretas, para o metaverso. Na verdade, o processo contava com quatro etapas: inscrição, teste, vídeo e challenge.

A interação com o metaverso de Ambev se dava logo após a inscrição. Lá, os participantes podiam criar seus avatares com mais de 20 milhões de possibilidades de customização. Também tinham a alternativa de interagir com os personagens não jogáveis (NPCs), que representam os colaboradores da companhia e ajudam os inscritos com informações sobre como participar da dinâmica de grupo, usar o Zoom e outras atividades.

Já no fim de agosto, foi a vez da Red Bull incluir tecnologia no seu processo. Os estudantes interessados podiam se inscrever de duas formas: via site ou por meio de dinâmica no Instagram usando filtros de realidade aumentada (RA). A ferramenta usa reconhecimento facial e perguntas randômicas para questionar os jovens sobre situações clássicas do ambiente de trabalho. A partir desse processo, os 15 universitários considerados mais criativos foram convidados a ingressar na dinâmica de grupo do programa de estágio.

Objetivos e vantagens da tecnologia no recrutamento
Em linhas gerais, o grande objetivo das companhias com as estratégias é reforçar sua imagem como empresas inovadoras e, consequentemente, atrair profissionais que também comunguem desse perfil. Existe, ainda, o desejo de se aproximar da linguagem e das aspirações desses jovens.

“Costumamos dizer que o game ajuda o candidato a conhecer a empresa, mas também ajuda a empresa a conhecer o candidato. O conceito de metaverso pode ser superficial por enquanto – uma realidade paralela que acontece em um mundo virtual, onde é possível realizar diversas atividades – e é por isso que investimos numa forma de tornar a conexão com as pessoas mais fácil, permitindo interação a partir de avatares criados para esse propósito sem deixar o contato humano de lado”, afirma Carmella Martinelli, gerente nacional de atração de talentos da Ambev.

Parceiros e gamificação
Para desenvolver as dinâmicas, tanto a Ambev quanto a Red Bull contaram com a ajuda de parceiros. O metaverso da Ambev foi criado pela Pushstart, empresa responsável por desenvolver ambientes digitais. Para o processo de estágio, a companhia trabalhou com os times de recrutamento e seleção e de diversidade da empresa. Já o filtro de Red Bull Brasil foi trabalho em conjunto com a BETC Havas.

Para além das ações pontuais, as empresas reconhecem a gamificação como tendência para o contexto de recrutamento. O conceito foi impulsionado pela pandemia da Covid-19 e peas dinâmicas virtuais, assim como pelo avanço de startups focadas no setor.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?

    Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?

    Levantamento da Nuvemshop aponta maior interferência das redes sociais na venda direta de produtos online no primeiro semestre

  • Pipeline Capital lança concurso para startups de GenAI Commerce

    Pipeline Capital lança concurso para startups de GenAI Commerce

    Iniciativa visa reconhecer IA como elemento acelerador do crescimento das empresas na área de varejo e e-commerce no Brasil