Apostas para o futuro dos alimentos
Se você é um amante de comida, continue lendo, pois preparei um menu degustação do que vi por aqui
Se você é um amante de comida, continue lendo, pois preparei um menu degustação do que vi por aqui
13 de março de 2023 - 11h29
Chegamos rapidamente ao fim da trilha de alimentação no SXSW! Em meio a tanto conteúdo do evento, se você é um amante de comida, continue lendo, pois preparei um menu degustação do que vi por aqui.
No painel sobre “uma mudança eminente do ecossistema plant-based”, o chef de cozinha Tom Colicchio (jurado do Top Chef e fundador do Gramercy Tavern) e os empreendedores Tyler Huggins (Meati Foods) e Nicolas Jammet (sweetgreens) discutiram sobre produtos alternativos às proteínas animais.
Os palestrantes dividiram esses produtos em primeira e segunda geração. A primeira geração foi a que desbravou e criou esse segmento, trazendo os famosos hambúrgueres de planta com aparência e textura similares à carne (Impossible Foods e Beyond Meat). O consenso foi que essa primeira geração teve um importante papel de trazer consciência ao grande público de que é possível comer menos carne, sem grandes sacrifícios. Esses mesmos produtos apresentam oportunidades de melhoria, o que leva à segunda geração.
Para dar o próximo passo, é necessário entregar os principais critérios de decisão do consumidor em um único produto. Esses critérios são: acesso, sabor, textura, qualidade nutricional e ainda impacto positivo ao meio ambiente. Com uma conta difícil de fechar, os painelistas acreditam que já existe uma solução.
A grande aposta está nos produtos à base de cogumelos. Nessa fonte de proteínas, as primeiras startups estão utilizando o micélio dos fungos (a parte que fica embaixo da terra, também conhecido como “raiz” dos cogumelos) para produzir alternativas clean label, nutritivas e saborosas, por meio do processo de fermentação.
As duas marcas que experimentei foram a Meati, com um “peito de frango” e a Fynd, com um “breakfast patties”, espécie de hamburguer para comer no café da manhã. Ambos feitos de micélios e surpreendentes! Com pouco processamento e fabricados de forma muito “clean”, os produtos entregam uma experiencia sensorial incrível sem abrir mão da nutrição e impacto ambiental.
Além dos cogumelos, outra alternativa vegetal que chamou atenção foi a Finless, com seu “atum” feito de “winter melon”, a prima da melancia! Eles operam no modelo B2B, fornecendo para restaurantes japoneses essa alternativa ao atum para garantir a inclusão de pessoas veganas e alérgicas quando vão jantar com seus amigos.
Durante esses dias, tive a oportunidade de conhecer algumas outras startups interessantes:
1) Vel: soluções completas para escritórios, pensando em toda a experiência do colaborador. Inclusive no tipo de alimento que ele vai consumir! Eles fazem uma curadoria de alimentos que ajudam na cognição, como cogumelos, nootrópicos e infusões. Além dos alimentos em si, chama atenção que eles são entregados por robôs autônomos
2) Coldraw: tecnologia japonesa ainda bem early stage, que acelera o processo de infusão e extração a frio. Algumas aplicações incluem Cold Brew (que pode ser feito em poucos minutos, enquanto sua versão tradicional demora de 6 à 12 horas) e infusões de bebidas alcóolicas (o exemplo exposto era de Tequila com infusão de camomila).
3) Fishwife: fundada e liderada por mulheres, com o objetivo de tornar os frutos do mar enlatados – de origem ética, premium e deliciosos – em um item básico em todos os armários. Com comunicação divertida e graficamente maravilhosa, a empresa está fazendo um rebranding da categoria de enlatados. Inclusive, posiciona seus produtos como “coleções”. Curiosidade: o termo “Fishwife” remonta ao século XVI e originalmente se referia às filhas ou esposas de pescadores que vendiam peixe no mercado. O termo evoluiu gradualmente para um insulto de gênero para mulheres impetuosas, desbocadas e atrevidas.
Estou animada de ver tantas inovações interessantes e vejo quantas oportunidade temos na mesa. Fica a pergunta: como podemos trazer essas tendências para o Brasil e adaptá-las às nossas necessidades e preferências culinárias?
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo