Cinco palestras para pensar sustentabilidade
No SXSW 2024, paineis sobre sustentabilidade envolvem mobilidade, parcerias, bioeconomia, tecnologia e ativismo
No SXSW 2024, paineis sobre sustentabilidade envolvem mobilidade, parcerias, bioeconomia, tecnologia e ativismo
Meio & Mensagem
6 de março de 2024 - 6h00
Embora o tema estivesse presente em edições prévias do festival, o South by Southwest decidiu aumentar o debate em torno de sustentabilidade, meio ambiente e mudanças climáticas em 2022, quando criou uma trilha dedicada aos assunto. A track ganhou o nome “Climate Change”. Em 2024, ela conta com 45 painéis. Eles debatem novas soluções para argicultura, a ascenção da blue economy, derivava do Oceano, justiça climática, moradias, ativismo e, claro, como as empresas podem contribuir para redução da pegada de carbono e uma cadeia de suprimentos sustentáveis.
No que tange à América do Sul, a Floresta Amazônica é tema de dois paineis. Um deles, oferecido pela Natura, apresenta como o uso da biodiversidade, ciência, tecnologia e o conhecimento ancestral dos povos da floresta podem preservar e proteger a Amazônia.
Também brasileiro, Fernando Visser, head de inovação da climate tech re.green, dedicada ao reflorestamento, apresenta um painel que abordará os impactos do desmatamento na Amazônia.
Meio & Mensagem selecionou cinco palestras para pensar sobre sustentabilidade. Tais conversas irão explorar a mobilidade em intersecção com a crise climática, as raízes desses problemas, como as empresas podem trabalhar em prol da reciclagem e uma cadeia de suprimentos sustentáveis.
11/03 às 11h30am (horário local) no Hilton Austin Downtown – Salon H
Com Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, e Kirk Watson, presidente de Austin
O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, e o prefeito de Austin, Kirk Watson, terão uma conversa franca sobre como a indústria e o governo podem usar a tecnologia para enfrentar a crise climática — incluindo as próprias iniciativas de sustentabilidade da Uber — e como o futuro da mobilidade e entrega, incluindo trânsito e compartilhamento de caronas, se parece em Austin e ao redor do mundo.
12/03 às 10h00am (horário local) no Hilton Austin Downtown – Salon A
Com Jeremy DeBenedictis, presidente da Alterra; Keefe Harrison, CEO da The Recycling Partnership; Chris Jahn, presidente e CEO da American Chemistry Council; e Ken Laverdure, responsável por sustentabilidade e ciência dos materiais na Estee Lauder Companies.
Em um mundo com crescimento populacional exponencial, o plástico tanto resolve problemas (permitindo o transporte seguro de alimentos e medicamentos, por exemplo) quanto apresenta desafios óbvios. O sistema de reciclagem atual recupera algum plástico usado, mas não perto o suficiente; aproximadamente 90% dos plásticos não estão sendo reciclados. Tecnologias de reciclagem mais avançadas podem aumentar dramaticamente os tipos e a quantidade de plástico que podem ser reencarnados para novos usos. Tenha uma visão interna de como o processo está mudando e explore o que nós, como consumidores e empresas, podemos fazer para incentivar a reciclagem avançada.
13/03 às 10h00am (horário local) no Austin Convention Center – Room 16AB
Com Colette Pichon Battle, advogada, partner de Visão e Iniciativas na Taproot Earth, ativista climática e organizadora de movimentos pela libertação negra
Esta sessão examinará as causas fundamentais e as conexões históricas da crise climática. A conversa irá conectar o papel e as economias da região do Sul do Golfo (incluindo o Texas) e as possibilidades das comunidades de frente para mudar este momento do medo para as nossas melhores possibilidades humanas.
14/03 às 11h30am (horário local) no Hilton Austin Downtown – Salon A
Com Ellie Johnston, diretora de engajamento da Climate Interactive, e Ben Wolkon, co-fundador e sócio da MUUS Climate Partners
O MIT e o Climate Interactive criaram um modelo de simulação que permite que você resolva as mudanças climáticas. Experimente escolher quais alavancas acionar, desde adicionar veículos elétricos até desligar usinas a carvão e reduzir o desmatamento. Junte-se a Ellie Johnston da Climate Interactive e Ben Wolkon da MUUS Climate Partners no uso do En-ROADS, a ferramenta de modelagem de ação climática. Os participantes sairão mais informados sobre as consequências de dezenas de políticas e ações, desde a precificação do carbono até o aumento das energias renováveis e nucleares. Torne-se um defensor mais bem informado de um futuro energético limpo e resiliente.
14/03 às 2h30pm (horário local) no Hilton Austin Downtown – Salon A
Com Caitlin Leibert, VP de sustentabilidade do Whole Foods Market; Pankaj Tanwar, managing director da CarbonBetter; e Tri Vo, co-fundador da Fierce Whiskers
Cadeias de suprimentos globais complexas são atormentadas por emissões ocultas de atividades indiretas como aquisição, transporte e disposição de resíduos. E, ainda assim, as emissões do Escopo 3 (cadeia de valor) frequentemente formam a maior parte da pegada de carbono de uma empresa. Nesta sessão – uma discussão entre painelistas da Whole Foods e Fierce Whiskers, moderada pelo CarbonBetter – vamos explorar onde essas emissões estão escondidas, como medi-las efetivamente, maneiras de colaborar com fornecedores para melhorar a precisão, estratégias para descarbonizar e possíveis compensações envolvidas na tomada de decisões sustentáveis.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo