Estamos falando de Geração Alpha sem conhecer a GenZ
A exploração do universo da Geração Z pelas empresas brasileiras já fornece um alicerce sólido sobre o qual podemos começar a construir nosso conhecimento sobre a Geração Alpha
A exploração do universo da Geração Z pelas empresas brasileiras já fornece um alicerce sólido sobre o qual podemos começar a construir nosso conhecimento sobre a Geração Alpha
12 de março de 2024 - 16h17
Nos últimos tempos o que não faltou foram marcas e empresas querendo entender a Geração Z, essa coorte digitalmente nativa que começou a redefinir as expectativas de trabalho, consumo e interações sociais. No Brasil, algumas empresas já se destacam por aprofundar nosso entendimento sobre essa galera. Exemplos como a Trope.se, que tornou-se referência ao analisar as nuances da Geração Z e sua relação com a economia criativa, ou também a consultoria de tendências Vivencia.lab, liderada por Wes Xavier, apresenta um estudo detalhadíssimo sobre a GenZ periférica, trazendo à tona insights valiosos sobre a influência dos territórios e a relação desse jovens ao consumo e economia.
Apesar desses esforços pioneiros, o cenário geral ainda é de entendimento e aprendizado. Enquanto isso, uma nova página se volta com a chegada da Geração Alpha, os filhos dos Millennials, nascidos a partir de 2013. Esta nova geração promete acelerar ainda mais as mudanças nas dinâmicas de consumo, tecnologia e interação social. Mas, espera aí. Já estamos prontos para essa conversa?
Na palestra de hoje, o tema Introducing “Gen Alpha: A Brand’s New Key Audience” com Joanna Piacenza da Morning Consult, a apresentadora, identificada enfatiza a importância de decisões baseadas em dados e discute como a experiência dos pais da Geração Alpha, particularmente em relação à tecnologia e questões financeiras. A apresentação é rica em dados e insights e trouxe uma visão abrangente sobre essa galera e suas interações com a tecnologia, marcas e principalmente com a sociedade em geral.
Tecnologia Integrada à Vida
Para a Geração Alpha, a tecnologia é mais que uma ferramenta; é um aspecto fundamental de existência desde o berço. Seja interagindo com tablets ou mergulhando em realidades virtuais, a fluência digital dessa turma estabelece um novo paradigma para marcas e educadores, que devem se adaptar (ou até dosar) a esses nativos digitais desde cedo.
Influências e Educação
Criados em um ambiente com mais consciência financeira e responsabilidade social, amplamente debatido por seus pais Millennials, a GenAlpha está crescendo com uma compreensão precoce sobre temas como sustentabilidade, diversidade e tecnologia financeira. Isso os prepara para serem mais questionadores e engajados em questões sociais e econômicas.
Jovens Influenciadores
A influência da Geração Alpha nas decisões familiares já é notável. Um envolvimento nas escolhas do dia a dia, desde alimentação até entretenimento, com uma baita uma oportunidade para as marcas, que devem agora dialogar também com esse público usando interlocutores legítimos.
Desafios à Frente
A imersão tecnológica traz seus próprios desafios, especialmente relacionados à saúde mental e ao equilíbrio entre vida digital e física. A gestão do tempo de tela, a segurança online e a promoção de interações sociais saudáveis se tornam preocupações centrais para a nova geração e seus cuidadores.
Um Novo Capítulo
Embora ainda estejamos desvendando os mistérios da Geração Z, a emergência da Geração Alpha nos convida a antecipar e participar ativamente das mudanças que eles trarão ao mundo. Para as marcas, educadores e todos os setores da sociedade, entender e adaptar-se a essas dinâmicas emergentes não é apenas crucial; é inevitável.
A exploração do universo da Geração Z pelas empresas brasileiras já fornece um alicerce sólido sobre o qual podemos começar a construir nosso conhecimento sobre a Geração Alpha. Este contínuo aprendizado e adaptação definirão a forma como nos relacionamos, trabalhamos e criamos no futuro próximo.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo