Gaming is the game!
Games deixam de ser nicho e se tornam o novo mainstream digital — e as marcas precisam jogar para não ficarem para trás.
Games deixam de ser nicho e se tornam o novo mainstream digital — e as marcas precisam jogar para não ficarem para trás.
15 de março de 2025 - 20h00
No SXSW deste ano, Charles Hambro, da Geeiq, fez uma provocação: “Social Media is dead: long live gaming.” A frase não anuncia uma revolução repentina, mas uma virada de chave que já vinha acontecendo e que agora se tornou impossível de ignorar. O que antes era um nicho agora é o novo mainstream digital. O que antes era visto como entretenimento agora é um território estratégico para marcas.
Plataformas de jogos sempre foram espaços de socialização. A grande mudança não está no que elas são, e sim na forma como o mercado finalmente começou a enxergá-las. Enquanto redes sociais tradicionais perdem tempo de atenção dos usuários e se tornam plataformas de consumo passivo, o universo dos games cresce como um espaço onde a atenção é genuína e a interação é natural. Marcas como Gucci, Balenciaga e Nike já entenderam isso e estão investindo nesse território, criando experiências dentro de jogos que não são apenas campanhas publicitárias, mas novas formas de presença digital.
Gaming já faz parte da vida da maioria dos usuários digitais, sejam eles light users ou hard users. Muitas vezes, quando falamos de games, a imagem que vem à cabeça é a dos jogadores (homens) em seus PS5, Xbox ou PCs, imersos em setups cheios de luzes RGB. Mas essa visão ignora uma parte gigantesca desse universo. Gaming também é sobre quem joga Candy Crush, sobre quem passa o tempo no Subway Surfers a caminho do trabalho, sobre quem joga de forma casual no celular enquanto espera uma reunião.
O primeiro passo é compreender que os gamers são todos aqueles que jogam ativamente. Mesmo que jogadores casuais e de mobile nem sempre se identifiquem como gamers, eles são parte desse ecossistema. E é exatamente aí que mora a oportunidade para o mercado publicitário. Campanhas robustas já estão sendo ativadas com estratégia multiplataforma no Roblox, GTA, CoD ou Fortnite. Mas mobile gaming, jogos independentes e plataformas emergentes também oferecem um oceano de possibilidades ainda pouco exploradas.
Gaming não é um futuro distante. Ele já está presente no dia a dia do consumidor e deveria estar no radar diário de quem cria estratégia. A pergunta não é mais se sua marca deveria estar nesse universo, mas sim como. O futuro digital já está sendo jogado!
Compartilhe
Veja também
Duração curta e novos locais: como será o SXSW 2026
Organização do evento detalha espaços das palestras e restringe acessos às badgets Interactive, Music e Film & TV
Convergência entre IA e XR evidencia a nova era das realidades imersivas
Especialistas no setor de realidade estendida (XR) debateram o futuro das realidades imersivas, passando pela convergência da XR com a IA e pela evolução do metaverso