O poder do marketing de influência durante a Black Friday

Buscar
Publicidade

Opinião

O poder do marketing de influência durante a Black Friday

Segundo dados do Google, 87% das pessoas tomam decisões de compra com base em opiniões dos creators


27 de setembro de 2023 - 9h30

(Crédito: Valery-Zanimanski/Adobestock)

A Black Friday é o dia em que compradores de todo o mundo aguardam ansiosamente descontos e promoções de cair o queixo. Nos últimos anos, outra força poderosa juntou-se ao frenesi das compras: o marketing de influência. À medida que as marcas procuram formas inovadoras de se destacarem no concorrido mercado da Black Friday, o marketing de influência emergiu como uma arma secreta que pode aumentar significativamente as vendas, a notoriedade da marca e criar conexões autênticas com os consumidores.  

Em um mundo em que recebemos informações por toda a parte, todos nós consumidores buscamos autenticidade. Os creators, com suas audiências e conteúdos que geram identificação, trazem um ar de confiabilidade às recomendações de produtos. Quando um criador de conteúdo fala sobre uma marca na Black Friday, seu endosso é visto como genuíno, tornando mais fácil para os consumidores confiarem naquela marca.  Isso é crucial (principalmente) durante a Black Friday, quando somos bombardeados por ofertas em todos os lugares. 

Segundo dados do Google, 87% das pessoas tomam decisões de compra com base em opiniões dos creators. Ou seja, estamos confiando mais neles do que na nossa própria família e amigos. Além disso, os criadores têm a capacidade única de atingir públicos altamente qualificados, de acordo com o objetivo das marcas. Quer seja um criador com foco em esportes, moda, tecnologia ou estilo de vida, sua audiência normalmente compartilha interesses e dados demográficos comuns.  

As marcas podem se aproveitar disso para garantir que os seus esforços de marketing na Black Friday alcancem as audiências certas. Em vez de lançar uma rede ampla e esperar o melhor, o marketing de influência permite que as marcas identifiquem clientes em potencial com maior probabilidade de conversão, tornando-se uma estratégia, além de mais assertiva, mais econômica. 

Um ponto muito importante, e que deve ser levado em consideração, é que os creators são contadores de histórias habilidosos. Eles podem pegar a mensagem de uma marca e incorporá-la perfeitamente em seu conteúdo, de forma orgânica, fazendo dela parte natural de sua narrativa. Essa abordagem narrativa envolve o público em um nível mais profundo, muito além do que os anúncios tradicionais podem alcançar. Durante a Black Friday, quando as marcas competem por atenção, o conteúdo criado por creators pode cativar os consumidores e deixar uma impressão duradoura. 

As campanhas da Black Friday exigem uma quantidade significativa de conteúdo promocional. Os creators, com sua experiência na criação de recursos visuais atraentes e copies persuasivos, podem ajudar as marcas a gerar um fluxo constante de conteúdo que mantém viva a conexão com as audiências durante todo o evento de compras. Esse conteúdo pode ser reaproveitado em vários canais de marketing, ampliando o alcance e o impacto da campanha. 

Outro ponto é que, quando os compradores percebem que outras pessoas estão se beneficiando de uma certa oferta da Black Friday, é mais provável que eles próprios façam uma compra. Estamos falando de prova social. O marketing de influência cria um efeito cascata de prova social à medida que os creators compartilham suas experiências com os produtos ou serviços que promovem. Isso não apenas aumenta as vendas, mas também aumenta a credibilidade da marca. 

E as ações de marketing de influência não envolvem apenas colaborações pontuais. Marcas que estabelecem relacionamentos fortes com influenciadores podem aproveitar os benefícios muito depois do término da Black Friday. A construção destas parcerias pode levar a conexões contínuas, fortalecendo ainda mais a fidelidade da marca. 

Por fim, no mundo digital acelerado que vivemos hoje, o marketing de influência emergiu como uma ferramenta indispensável para marcas que buscam prosperar não só durante a Black Friday.  A sua capacidade de gerar conexões genuínas e, por consequência, a confiança, o envolvimento através da narrativa, por meio de conteúdos atraentes, fornecendo provas sociais e construindo relacionamentos de longo prazo, o marketing de influência é componente vital de qualquer campanha bem-sucedida.  Ou seja, ao planejar sua próxima campanha da Black Friday, não subestime o poder dos creators – eles são a chave para o seu sucesso. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cannes Lions 2024: os cases mais impactantes da categoria Glass

    Cannes Lions 2024: os cases mais impactantes da categoria Glass

    Os trabalhos vencedores representam um farol de criatividade e o compromisso concreto com a transformação social e a igualdade de gênero

  • Lideranças femininas de tech estão à frente na adoção de IA generativa

    Lideranças femininas de tech estão à frente na adoção de IA generativa

    Estudo aponta que mulheres seniores em funções técnicas estão, em média, 14 p.p. à frente dos homens no uso da tecnologia