O que significa o aumento de 205% nos estudos de tecnologia?
Profissionais e estudantes de programação se dedicaram muito mais à qualificação técnica, inclusive em IA, em 2025
Qualquer pessoa inserida no mercado de tecnologia pode afirmar uma coisa: o ritmo de evolução e mudanças nesse universo é diferente de tudo que você já viu em outras áreas. Nos últimos anos, essa realidade ficou ainda mais intensa com a dimensão e popularização da inteligência artificial.
Pesquisas de nível nacional e internacional colocam profissionais de programação e IA em destaque. O Future of Jobs Report 2025, do World Economic Forum, mostra que desenvolvedor(a) de software e aplicações está entre as três profissões que mais crescem no mundo, enquanto o LinkedIn afirma que engenheiro(a) de IA é o emprego número um para 2026, sendo o que mais cresce na plataforma nos últimos três anos.
Isso faz com que, em uma área em alta velocidade de evolução e demanda crescente de profissionais cada vez mais alinhados com a estratégia e o uso de novas tecnologias, quem decide se destacar nesse mercado sinta uma maior pressão por preparo e qualificação para atuar na prática.
Saber o básico já não é mais suficiente para alcançar as oportunidades do mercado atual de tecnologia: é preciso entender a técnica, aplicar na prática, se desenvolver de maneira complementar, e alinhar tudo isso ao uso estratégico e produtivo de IA.
É justamente esse movimento que o Relatório de Carreiras em Programação 2026, produzido e publicado pela Rocketseat, aponta. Em 2025, a média de tempo de estudo por aluno aumentou 205% comparado a 2024, que já apresentava um crescimento de 113% em relação ao ano anterior.
Este relatório propõe um olhar que vai além de observar o mercado de trabalho e suas movimentações, pois analisa o comportamento de dedicação aos estudos dentro da plataforma Rocketseat, que hoje proporciona mais de 20 formações em programação, inteligência artificial, dados e habilidades comportamentais, todas alinhadas para o uso real das tecnologias demandadas no mercado de trabalho, e mostra os interesses que fazem parte da realidade de programadores que buscam por qualificações profissionais.
Entre as principais tendências que o Relatório levantou, destaco aqui:
– Especialização como foco: 68% dos estudantes estão se dedicando ao aprendizado de uma única tecnologia e área de atuação;
– Ferramentas de inteligência artificial: 60% dos estudos em IA são direcionados para o domínio de ferramentas para código e produtividade;
– Especialização em IA vem com maturidade: 73% dos estudantes que se dedicam ao estudo de IA são devs plenos;
– Produtividade e velocidade na era da IA: gestão de tempo é a habilidade comportamental mais valorizada por devs, representando 38% dos estudos em soft skills.
Se nos últimos anos ouvimos o mercado “reclamar” da falta de profissionais qualificados em programação e IA, essa é a resposta que nossos estudantes mandaram: nós estamos aqui, investindo e aprendendo cada vez mais.
E para as empresas e lideranças que devem aproveitar essa onda de profissionais altamente dedicados, um lembrete muito importante: investimento pessoal gera evolução pessoal. Se você quiser times qualificados e alinhados com o seu negócio, esse investimento deve partir de dentro do negócio, de maneira estratégica.
O comportamento de aprendizagem desses profissionais é um indicador antecedente de tendências de mercado. Descubra para onde desenvolvedores(as) estão olhando e entenda como usar isso a seu favor.