Marketing

Brasil tem três hospitais em ranking global de marcas

Albert Einstein, Sírio-Libanês e Hospital das Clínicas estão entre os Top 100 mais valiosos, segundo Brand Finance

i 5 de fevereiro de 2026 - 6h00

Hospital Israelita Albert Eisntein

Apesar da queda no ranking, o Hospital Israelita Albert Eisntein ainda é a marca brasileira melhor posicionada no relatório da Brand Finance (crédito: Nelson Almeida/AFP/Getty Images)

O relatório Brand Finance – Marcas de Hospitais Mais Valiosas do Mundo, publicado nesta quinta-feira, 5, apresenta três marcas brasileiras. O Hospital Israelita Albert Einstein permanece entre as marcas mais valiosas do mundo, apesar de uma queda no ranking: a instituição de saúde aparece na 47ª posição com Brand Strength Index (BSI) de 70.3. Na edição anterior, o hospital foi o 35º da lista (índice de 72.5).

A novidade deste ano é a entrada de outras duas marcas brasileiras: Hospital das Clínicas da USP e Hospital Sírio-Libanês. Em suas primeiras aparições no ranking, os hospitais atingiram a mesma força de marca: 64.7. O Hospital das Clínicas ocupa a 97ª posição, enquanto o Sírio-Libanês é o 98º. A primeira marca da América do Sul é a do Hospital Italiano de Buenos Aires, na 28ª posição, com BSI de 73.2.

De acordo com Eduardo Chaves, managing director da Brand Finance Brasil, esse desempenho reforça o avanço da gestão hospitalar no Brasil e a crescente relevância das marcas de saúde nacionais em um cenário global altamente competitivo, no qual reputação, confiança e excelência clínica caminham juntas.

“Em um setor tão sensível quanto o da saúde, a marca é um ativo estratégico. Hospitais que gerem suas marcas de forma estruturada tendem a fortalecer a confiança de pacientes, atrair e reter talentos, ampliar parcerias institucionais e, sobretudo, sustentar decisões de longo prazo. A presença de três hospitais brasileiros entre as marcas mais valiosas do mundo reflete não apenas excelência médica, mas também maturidade em gestão, governança e reputação”, analisa.

Hospital Sírio-Libanês

Hospital Sírio-Libanês estreia no ranking na 98ª posição (crédito: Evaristo SA/AFP/Getty Images)

Liderança global

O Johns Hopkins Hospital, dos Estados Unidos, permanece na liderança do ranking pelo segundo ano consecutivo, seguido pelo Oxford University Hospitals NHS Foundation Trust, da Grã-Bretanha. O também britânico Cambridge University Hospitals NHS Foundation Trust e o Singapore General Hospital (SGH), de Singapura, ingressam no Top 10 pela primeira vez. Veja a lista abaixo.

A lista das cem maiores marcas de hospitais é dominada pelos Estados Unidos, com 29 instituições de saúde, sendo cinco no Top 5. O Johns Hopkins Hospital alcaçou um BSI de 83.3 num universo de 100. O resultado foi impulsionado, segundo o relatório, pelo excepcional funil de marca, que combina reconhecimento, familiaridade, consideração e recomendação. O ranking analisou mais de 500 marcas globalmente.

Brand Finance – Marcas de Hospitais Mais Valiosas do Mundo
Posição Marca País Pontuação
1ª  Johns Hopkins Hospital EUA 83.3
Oxford University Hospitals NHS
Foundation Trust
Reino Unido 82
3ª  Stanford University Medical Center EUA 81.5
4ª  Mass General Brigham EUA 80.8
5ª  Mayo Clinic Health System EUA 80.6
6ª  All India Institute of Medical Sciences Índia 79.9
7ª  University Health Network Canadá 79.3
8ª  Cleveland Clinic EUA 79.2
9ª  Cambridge University Hospitals
NHS Foundation Trust
Reino Unido 78.5
10ª  Singapore General Hospital Singapura 77.9