Plataformas de comunicação estão em fase de expansão
Eletromidia, Pinterest e Samsung Ads celebram o período consolidação e crescimento em que se encontram

Alexandre Guerrero, da Eletromidia; Claudia Benvenutti, da Samsung Ads; e Rogério Nicolai, do Pinterest (Crédito: Divulgação)
Se manter relevante no mundo hiper conectado e hiper fragmentado no qual, a cada dia, surgem novas plataformas de comunicação e soluções tecnológicas, é complexo. Porém, Eletromidia, Pinterest e Samsung Ads parecem ter decifrado a fórmula para atingir esse objetivo, já que seus negócios estão em momento de franco crescimento e consolidação.
Este ano tem sido considerado o melhor da história da Eletromidia, veterana na premiação com duas vitórias, em 2016 e 2018. A empresa, liderada por Alexandre Guerrero, rompeu a barreira de R$ 1,5 bilhão em receita. Alguns fatores contribuíram para esse resultado. O mais importante foi no ano passado, quando a Globo, que já detinha pouco mais de 27% das ações da Eletromidia, adquiriu o controle societário da empresa. Além disso, em termos de expansão, a Eletromidia consolidou presença em praças estratégias como Campinas (SP), Sorocaba (SP) e Cuiabá (MT).
A conquista do Aeroporto Internacional de Salvador foi um divisor na vertical de aeroportos para a Eletromidia, o que fez com que a empresa garantisse quase 99% de presença nessa praça, além do mobiliário já operado. Este ano, a companhia formalizou a entrada no segundo maior mercado de out-of-home (OOH) do País, ao conquistar a outorga de R$ 880 milhões para o mobiliário urbano do Rio de Janeiro. “Foi o maior processo licitatório da nossa indústria nos últimos dez anos, reforçando a posição estratégica da Eletromidia na região”, destaca Guerrero.
Outro marco que fez 2025 ser o melhor para a empresa de OOH foi a expansão do projeto Abrigo Amigo. Apesar de a iniciativa, que utiliza tecnologia para oferecer companhia e segurança a usuários em pontos de ônibus à noite e de madrugada, ter sido lançada em 2023, agora, ganhou reforço. Por meio de parceria exclusiva com a Claro, o projeto, que estava presente em quatro cidades, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Cuiabá, será expandido para oito cidades, inclusive Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e Sorocaba, e passará de 82 unidades para 228 pontos de ônibus. A meta é alcançar 635 abrigos até 2027. Ainda, ao longo deste ano, a companhia promoveu o rebranding do Eletromidia Aqui para Aqui Ads, o que consolida a plataforma voltada a pequenos e médios anunciantes, que já soma mais de 70 mil telas.
A indicação ao Caboré é vista pela Eletromidia como reflexo de sua evolução no processo de se consolidar como plataforma de transformação urbana. Guerrero reforça que a conquista se sustenta em três pilares: consistência no uso de tecnologia e dados para gerar valor aos anunciantes; conexão criativa que aproxima marcas e públicos; e compromisso em alinhar inovação com impacto transformador, por meio de iniciativas de acessibilidade, diversidade e sustentabilidade.
Diferentemente de Eletromidia, esta é a primeira indicação do Pinterest ao Caboré e acontece no momento que a companhia define como o melhor de sua história até agora. A plataforma alcançou o recorde de mais de 578 milhões de usuários globais, número que continua a ser superado a cada trimestre. De acordo com o diretor de negócios do Pinterest Brasil, Rogério Nicolai, o bom momento se deve aos investimentos intensos e contínuos naquilo que a torna única: sua busca visual e o de inteligência artificial (IA) na personalização intencional. A geração Z tem sido fundamental nesse crescimento e representa mais da metade do público global.
A indicação significa o reconhecimento da maturidade da plataforma perante o mercado. Nesse sentido, Nicolai revela que o Pinterest continua a investir em ferramentas para que seus anunciantes e parceiros consigam extrair insights, antecipar tendências e explorar recursos de forma mais consistente e relevante. “Natura, Mercado Livre e Stellantis são bons exemplos de anunciantes que adotaram nossas soluções para impulsionar resultados e tiveram melhoras significativas no ROAS, receita incremental ou intenção de compra, comprovando o impacto que geramos no negócio dos nossos clientes”, afirma.
Se o Pinterest vive um bom momento, globalmente, no Brasil, esse bom desempenho é ainda melhor. Somente no segundo semestre deste ano, o volume de cliques e salvamentos de pins compráveis no País mais do que dobrou em relação ao ano anterior. Além disso, 58% dos usuários brasileiros de redes sociais afirmam que o Pinterest influencia suas decisões de compra, à frente de qualquer outro aplicativo ou plataforma.
Para Nicolai, isso deve à busca visual, a personalização de conteúdo e a ampla oferta de ideias e produtos em diversas categorias. A personalização, inclusive, tem transformado a jornada de compra na plataforma. “Hoje, 62% dos usuários brasileiros buscam no Pinterest mais experiências de compra e descoberta do que há um ano, e isso se converte em valor para as marcas”, diz o diretor, indicando que 48% têm maior probabilidade de recomprar de marcas que conhecem e 36% tendem a gastar mais. Além disso, 96% das buscas na plataforma não contêm termos de marca, o que, segundo o executivo, revela oportunidade para os anunciantes se conectarem com o público de mente aberta.
Para a Samsung Ads, essa primeira indicação representao reconhecimento de seu trabalho, mais especificamente da consolidação e aceleração no Brasil e no México. “Ampliamos de forma significativa a base de smart TVs (CTV) ativas, que já ultrapassa 25 milhões de devices no Brasil e mais de 9,5 milhões no México”, aponta Claudia Benvenutti, strategic marketing & insights Latam para Samsung Ads. A indicação, afirma Claudia, também é resultado direto de três pilares da companhia: inovação, relevância para o mercado e construção de parcerias sólidas. “Essa indicação representa não apenas um reconhecimento do que já conquistamos, mas também a responsabilidade de continuarmos inovando e impulsionando o desenvolvimento do segmento da publicidade em CTV no Brasil”, diz.
À medida que o final do ano se aproxima, a empresa está otimista em relação ao ano que vem e aos próximos anos porque prevê que o consumo de conteúdo em TV conectada continue a crescer de forma acelerada. “Acreditamos que a publicidade em CTV se consolidará, definitivamente, como mídia essencial nos planos estratégicos das marcas”, projeta Claudia.