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Cannes Lions

16 a 20 de junho de 2025 | Cannes França
Diário de Cannes

O preço da (nossa) fama

Aqui no exterior, Cannes é um festival da área. No Brasil, é notícia de interesse nacional


20 de junho de 2025 - 15h57

Tomei um café em Cannes com Tom Beckman, diretor global de criação da Weber Shandwick e presidente do júri de PR este ano.

A conversa começou leve, como sempre, mas em poucos minutos ele estava genuinamente surpreso com uma característica da nossa indústria: o Brasil é um dos poucos lugares do mundo onde publicitários se tornam celebridades.

Pra ele, é algo diferente. Lá fora, figuras como Spike Lee até transitam pela publicidade, mas são conhecidos por outras áreas. Aqui, não: a gente fabrica nomes que são estrelas dentro e fora da bolha.

Pegando uma carona na homenagem feita a ele esse ano, Olivetto é um grande exemplo neste caso, já que ele ultrapassou as paredes das agências e virou um importante personagem da nossa cultura nacional.

No início, confesso que achei curiosa a surpresa. Mas ele tem razão. E a prova está aqui mesmo, em Cannes.

A cobertura que a publicidade brasileira recebe é única com veículos de dentro e fora do nicho publicitário. Algo que também surpreendeu Tom. Este ano, temos Globo e Record com equipes cobrindo o festival. Duas das maiores emissoras de TV do país com os olhos voltados pra nossa indústria.

Aqui no exterior, Cannes é um festival da área. No Brasil, é notícia de interesse nacional. A publicidade no Brasil ocupa um lugar que poucas indústrias criativas ocupam em seus países. E isso é um ativo extremamente poderoso.

Mas isso tudo também traz um recado: ser publicitário no Brasil carrega uma responsabilidade maior. Porque nossa voz ecoa. Porque nossas campanhas viram conversa no Jornal Nacional e nas redes sociais. Porque, mais do que vender, a gente representa um jeito de pensar e de narrar o nosso Brasilzão.

Se temos esse lugar de destaque, precisamos usá-lo com consciência. O palco é grande, mas a responsabilidade também.

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