Assinar

Do total de inscrições brasileiras, só 11,5% chegam aos shortlists

Buscar

Cannes Lions

16 a 20 de junho de 2025 | Cannes França
Cannes

Do total de inscrições brasileiras, só 11,5% chegam aos shortlists

Concorrentes do País fizeram 2.736 inscrições no Cannes Lions 2025 das quais 316 foram incluídas nas listas de finalistas das 30 competições do festival


18 de junho de 2025 - 6h43

Keka Morelle, chief creative officer Latam da Ogilvy, presidiu o júri de Outdoor

A taxa de inclusão em shortlists das concorrentes brasileiras no Cannes Lions 2025 é de 11,5%. Foram 2.736 inscrições feitas pelo Brasil, das quais 316 conseguiram vencer as primeiras etapas dos júris e estão incluídas nas listas de finalistas das 30 competições do festival.

Também estão nos shortlist 34 inscrições feitas por outros países, como Estados Unidos, Itália e Nova Zelândia, nas quais o Brasil é coautor das peças. Com isso, são 350 peças que mencionam o Brasil como autor, que dão um total de 344 chances de Leões.

As chances de Leões são diferentes do total de menções nos shortlists porque, na hora de conceder os prêmios, os júris de Cannes agrupam as peças de uma mesma campanha que estejam concorrendo na mesma subcategoria.

Dos 30 júris montados pelo festival, 14 são reforçados com integrantes que só participam remotamente, nas semanas que antecedem o evento, para definir os shortlists. Os júris presenciais das 30 competições já começam suas reuniões em Cannes com os finalistas praticamente definidos.

Em algumas áreas, os shortlist são apenas validados no início das reuniões presenciais em Cannes, com a atribuição de notas e debates quase que totalmente destinados para a escolha dos vencedores. Mesmo em categorias nas quais não há reforços de mais jurados para a etapa de seleção para os shortlists, os júris reunidos em Cannes fazem sessões remotas e antecipadas de triagem, para que o trabalho presencial seja agilizado e esteja focado na distribuição de Leões. Com isso, a maioria das peças inscritas sequer entra nas salas dos júris em Cannes.

O total de finalistas depende, em certa medida, do total de inscrições do País. Em 2025, as concorrentes brasileiras aumentaram em 32,4% o volume de peças enviadas a Cannes, totalizando 2.736 inscrições.

Ranking de finalistas brasileiros
Nesta quarta-feira, 18, foi divulgado o último shortlist desta 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade. Na área de Sustainable Development Goals são 8 finalistas brasileiros, das seguintes agências: Africa Creative (3), Gut (2), AlmapBBDO (1) e Droga5 (1).

A Africa lidera o ranking nacional de finalistas, com 63 chances de Leões. No total, 32 agências brasileiras aparecem nos 30 shortlists. Além disso, a The Walt Disney Company Brasil e a ESPN Brasil também têm projetos nos shortlists.

Confira o ranking de agências brasileiras finalistas, considerando as chances de Leão de cada concorrente, em todas as 30 áreas de Cannes Lions 2025

Agências brasileiras e as chances de Leões de cada uma delas:

1ª Africa Creative (63)

2ª DM9 (53)

3ª Gut (38)

4ª LePub (27)

5ª VML (25)

6ª AlmapBBDO (22)

7ª Artplan (17)

8ª Grey (14)

9ª Droga5 (13)

10ª AKQA (9)

11ª BETC Havas (8)

12ª DPZ (6)

13ª Leo Brasil (5)

13ª MRM (5)

13ª Publicis Brasil (5)

16ª Atenas (4, sendo 3 com LePub e 1 com Africa Creative)

16ª David (4)

18ª Lew’Lara\TBWA (3)

18ª Talent (3)

18ª Tech and Soul (3)

18ª The Walt Disney Company Brasil (3, sendo 2 junto com a ESPN Brasil)

22ª Ampfy (2)

22ª CP+B (2)

22ª Ogilvy (2)

22ª Wieden+Kennedy (2)

22ª WMcCann (2)

27ª 404 (1)

27ª Cappuccino (1)

27ª Dentsu Creative (1)

27ª Druid Creative Gaming (1)

27ª Euphoria Creative (1)

27ª Galeria (1)

27ª Pros (1)

Veja, a seguir, todos os cases brasileiros incluídos nos shortlists do Cannes Lions 2025

Audio & Radio

Brand Experience & Activation

Creative B2B

Creative Business Transformation

Creative Commerce

Creative Data

Creative Effectiveness

Creative Strategy

Design

Digital Craft

Direct

Entertainment

Entertainment for Gaming

Entertainment for Music

Entertainment for Sport

Film

Glass

Health & Wellness

Industry Craft

Media

Outdoor

PR

Print & Publishing

Social & Influencer

Sustainable Development Goals

Titanium

Em Film Craft, Innovation, Luxury e Pharma não houve finalistas inscritos por agências brasileiras

Publicidade

Compartilhe