10 impactos da IA sobre a compra de mídia das agências
Como a tecnologia está sendo integrada nas maiores agências ao redor do mundo, segundo suas lideranças

Como a IA afeta as compras de mídia (Créditos: Teerachai Jampanak/Shutterstock)
Ao passo que agências continuam a desenvolver a inteligência artificial (IA) para automatizar diversas etapas do trabalho, executivos anda estão se adaptando ao uso diário da tecnologia.
A IA tem ajudado compradores de mídia a identificar tendências preditivas em grandes volumes de dados, além de afiar estratégias de negociação e produzir de forma mais rápida.
O Ad Age entrevistou dez líderes de agências de mídia — vencedores do Media Buying Power List 2025 — para mapear as formas mais significativas de incorporar IA em seu trabalho.
1. Lurel Boyd, CCO global da Mediahub
Segundo Boyd, a inteligência artificial ajudou a democratizar oportunidades na Mediahub. “Construímos uma ferramenta interna que funciona como um repositório vivo. Ela registra novos recursos beta e espaços de anúncios conforme as plataformas evoluem, garantindo que nenhum time perca a chance de inovar para seus clientes”.
Além disso, a agência também está desenvolvendo uma ferramenta que conecta pontos entre estratégias dos clientes, revelando oportunidades de colaboração mutualmente benéficas.
2. Deanna Cullen, head de mídia no Wpromote
No Wpromote, a IA atua ao acompanhar tendências que ajudem a prever o que vem pela frente, oferecendo uma noção mais cara de como orientar investimentos e parcerias no mercado atual.
“Sempre confiei nos trades de anúncios para me manter atualizada sobre tendências, mas a IA não só reúne as novidades como me ajuda a explorar diferentes cenários e identificar conexões entre setores”, afirma Deanna.
3. Jacob Davis, head global de performance e investimento na Crossmedia
Davids conta ao Ad Age que a IA se mostra uma grande aliada ao descobrir padrões em dados sutis ou invisíveis, que o olhar humano não perceberia.
“Ao desbloquear esses insights, o planejamento go-to-market personalizado e a otimização algorítmica passam a ser adaptados a um objetivo específico, em vez de um ROAS genérico”, acrescenta.
4. Rachel Falco, diretora executiva de investimento no WPP Media
No WPP Media, a IA tem transformado a maneira de planejar, otimizar e ativar campanhas, com ferramentas que ajudam a identificar tendências de mercado, aprimorar estratégias de negociação e automatizar tarefas rotineiras.
“Assim, posso dedicar mais energia ao pensamento estratégico e a insights de mercado”, afirma Rachel.
5. Molly Finnerty, CIO da Zenith
Segundo Molly, as equipes estão orquestrando, através da IA, ciclos de aprendizado entre dados, plataformas e inputs criativos, além de operar campanhas.
“Essa transição do buying de mídia executacional para o design de investimento inteligente representa a transformação mais significativa da IA para a mídia moderna”, acrescenta.
6. Paul Frampton-Calero, CEO do Goodway Group
“A IA nos permitiu criar novas capacidades para os clientes, com menos recursos e em uma qualidade mais alta. O que antes levava semanas para ser feito, agora acontece em segundos — permitindo a entrega de insights e estratégias em escala”, afirma o CEO.
Além disso, a tecnologia permitiu que o Grupo criasse novas soluções por meio de planejamento estratégico, otimização tática e testes.
7. Juan Francisco Diez, CEO do Havas Group México
A inteligência artificial está remodelando a maneira que o Havas Group planeja e investe — desde modelos preditivos para alcance e frequência, até automação de tarefas.
Segundo Diez, o maior impacto deve vir junto com os agentes de IA, que oferecem relatórios de monitoramento e insights acionáveis mais rápidos e precisos.
8. Reshma Karnik, CMO da MissionOne, da BarkleyOKRP
Na MissionOne, a IA mudou a forma de investir, transferindo equipes de gestores de canais para consultores estratégicos. Eles automatizaram tarefas manuais e de alto volume, para que compradores de mídia possam focar em insights e estratégias de longo prazo.
9. Katie Klein, CIO na Omnicom Media Group North América
Na OMG, agentes customizados são utilizados no Omni Audience para planejamento e desempenho de contas, a fim de desenvolver criativos de anúncios sob medida.
“Reduzimos o tempo de desenvolvimento de anúncios e vimos um aumento de 30% no desempenho”, conta Katie.
10. Zafreen Zerilli, vice-presidente sênior de analytics e customer insights na Stella Rising
Aplicações de IA tem criado eficiências organizacionais — indo desde da automação de elementos de modelagem de marketing mix até a implementação de ferramentas digitais que geram relatórios e insights semanais sob demanda.