Comunicação

10 impactos da IA sobre a compra de mídia das agências

Como a tecnologia está sendo integrada nas maiores agências ao redor do mundo, segundo suas lideranças

i 21 de outubro de 2025 - 6h03

IA e compra de mídia

Como a IA afeta as compras de mídia (Créditos: Teerachai Jampanak/Shutterstock)

Ao passo que agências continuam a desenvolver a inteligência artificial (IA) para automatizar diversas etapas do trabalho, executivos anda estão se adaptando ao uso diário da tecnologia.

A IA tem ajudado compradores de mídia a identificar tendências preditivas em grandes volumes de dados, além de afiar estratégias de negociação e produzir de forma mais rápida.

O Ad Age entrevistou dez líderes de agências de mídia — vencedores do Media Buying Power List 2025 — para mapear as formas mais significativas de incorporar IA em seu trabalho.

1. Lurel Boyd, CCO global da Mediahub

Segundo Boyd, a inteligência artificial ajudou a democratizar oportunidades na Mediahub. “Construímos uma ferramenta interna que funciona como um repositório vivo. Ela registra novos recursos beta e espaços de anúncios conforme as plataformas evoluem, garantindo que nenhum time perca a chance de inovar para seus clientes”.

Além disso, a agência também está desenvolvendo uma ferramenta que conecta pontos entre estratégias dos clientes, revelando oportunidades de colaboração mutualmente benéficas.

2. Deanna Cullen, head de mídia no Wpromote

No Wpromote, a IA atua ao acompanhar tendências que ajudem a prever o que vem pela frente, oferecendo uma noção mais cara de como orientar investimentos e parcerias no mercado atual.

“Sempre confiei nos trades de anúncios para me manter atualizada sobre tendências, mas a IA não só reúne as novidades como me ajuda a explorar diferentes cenários e identificar conexões entre setores”, afirma Deanna.

3. Jacob Davis, head global de performance e investimento na Crossmedia

Davids conta ao Ad Age que a IA se mostra uma grande aliada ao descobrir padrões em dados sutis ou invisíveis, que o olhar humano não perceberia.

“Ao desbloquear esses insights, o planejamento go-to-market personalizado e a otimização algorítmica passam a ser adaptados a um objetivo específico, em vez de um ROAS genérico”, acrescenta.

4. Rachel Falco, diretora executiva de investimento no WPP Media

No WPP Media, a IA tem transformado a maneira de planejar, otimizar e ativar campanhas, com ferramentas que ajudam a identificar tendências de mercado, aprimorar estratégias de negociação e automatizar tarefas rotineiras.

“Assim, posso dedicar mais energia ao pensamento estratégico e a insights de mercado”, afirma Rachel.

5. Molly Finnerty, CIO da Zenith

Segundo Molly, as equipes estão orquestrando, através da IA, ciclos de aprendizado entre dados, plataformas e inputs criativos, além de operar campanhas.

“Essa transição do buying de mídia executacional para o design de investimento inteligente representa a transformação mais significativa da IA para a mídia moderna”, acrescenta.

6. Paul Frampton-Calero, CEO do Goodway Group

“A IA nos permitiu criar novas capacidades para os clientes, com menos recursos e em uma qualidade mais alta. O que antes levava semanas para ser feito, agora acontece em segundos — permitindo a entrega de insights e estratégias em escala”, afirma o CEO.

Além disso, a tecnologia permitiu que o Grupo criasse novas soluções por meio de planejamento estratégico, otimização tática e testes.

7. Juan Francisco Diez, CEO do Havas Group México

A inteligência artificial está remodelando a maneira que o Havas Group planeja e investe — desde modelos preditivos para alcance e frequência, até automação de tarefas.

Segundo Diez, o maior impacto deve vir junto com os agentes de IA, que oferecem relatórios de monitoramento e insights acionáveis mais rápidos e precisos.

8. Reshma Karnik, CMO da MissionOne, da BarkleyOKRP

Na MissionOne, a IA mudou a forma de investir, transferindo equipes de gestores de canais para consultores estratégicos. Eles automatizaram tarefas manuais e de alto volume, para que compradores de mídia possam focar em insights e estratégias de longo prazo.

9. Katie Klein, CIO na Omnicom Media Group North América

Na OMG, agentes customizados são utilizados no Omni Audience para planejamento e desempenho de contas, a fim de desenvolver criativos de anúncios sob medida.

“Reduzimos o tempo de desenvolvimento de anúncios e vimos um aumento de 30% no desempenho”, conta Katie.

10. Zafreen Zerilli, vice-presidente sênior de analytics e customer insights na Stella Rising

Aplicações de IA tem criado eficiências organizacionais — indo desde da automação de elementos de modelagem de marketing mix até a implementação de ferramentas digitais que geram relatórios e insights semanais sob demanda.