Comunicação
R/GA lança novo escritório em SP
Agência inaugura sua nova sede em São Paulo, com presença do CEO global Bob Greenberg
Agência inaugura sua nova sede em São Paulo, com presença do CEO global Bob Greenberg
Felipe Turlao
23 de maio de 2011 - 8h00
O escritório brasileiro da R/GA anuncia suas primeiras grandes novidades desde a chegada ao País em maio do ano passado, quando começou atuando no atendimento da conta digital de Mastercard. A primeira delas é a conquista da verba do Projeto Beta, da TIM, um novo plano da operadora voltado para jovens. A agência auxiliará o anunciante desde o planejamento estratégico do projeto até a criação de campanhas integradas e plataformas digitais. Além disso, a R/GA segue prospectando e ao menos mais um cliente do setor de alimentos já está fechado.
Para dar suporte ao crescimento, a agência – que tem 25 funcionários e outras 13 vagas que aguardam preenchimento – passa a atuar em uma nova sede, no bairro paulistano do Jardim Paulista. A R/GA brasileira, que recebeu a visita do CEO global Bob Greenberg na semana passada, anunciou ainda a contratação de Edson Sueyoshi (ex-Agência Click Isobar), que assume como diretor de tecnologia, em uma função na qual auxiliará outros escritórios da rede, que já totalizam oito. Além dele, a R/GA é liderada localmente pelo diretor executivo de criação Paulo Melchiori, o diretor de planejamento Fabiano Coura e a diretora de grupo Paola Colombo.
A função de Sueyoshi mostra um pouco do papel estratégico que o escritório brasileiro terá dentro da rede. “Em alguns segmentos, como mídias sociais, o Brasil vai certamente indicar o caminho que a rede vai seguir”, revela Greenberg, que aponta também as oportunidades geradas pelos grandes eventos esportivos como fundamentais para a decisão de abrir uma operação aqui. Além disso, analisa, o Brasil é ponto importante para um plano de internacionalização da R/GA, que pretende ampliar a capilaridade de seus serviços, para poder atender às necessidades de seus clientes multinacionais. “Queremos chegar a 2013 com 20 escritórios em 17 paises”, anuncia. A vinda ao Brasil, por exemplo, esteve diretamente relacionada às necessidades de Mastercard. Até o final do ano estão previstas operações em Bucareste, Cingapura e, revelada em primeira mão, Xangai. Além disso, o executivo revelará em Cannes mais um escritório na Europa.
Outra novidade que ele adianta é que a R/GA passará, mais uma vez, por uma importante mudança de foco de negócios: ela não quer mais ser chamada de agência. “Essa palavra tem uma conexão muito forte com a mídia, que é onde o mercado está baseado. Mas vamos remover esse nome e substituir por algo no qual ainda estamos pensando”, diz. “Adicionamos diversas coisas ao nosso modelo de atuação, e hoje fazemos, por exemplo, eventos, PR, promoção e visualização de dados. Com isso, estamos saindo daquilo que as agências tipicamente fazem”, completa – a agência lançou há duas semanas em Nova York o braço R/GA Live Events, cuja estrutura está disponível a projetos de todos os escritórios.
Vale lembrar que a R/GA já teve diversas faces. Em sua fundação nos anos 70, a então R/Greenberg Associates era uma empresa de design especializada em cinema e efeitos especiais – os nomes dos letreiros iniciais de Super-Homem, por exemplo, são obra dos irmãos Richard e Robert Greenberg. No decorrer dos anos 80, eles mudaram o foco para um estúdio digital, ainda focado no cinema. Em 1995, tornou-se uma agência digital, e em 2004 ampliou a atuação para mobile, mídia social e desenvolvimento de marca. No ano passado, Greenberg disse que não gostava da expressão “agência digital”. Agora, pelo visto, nem de “agência” ele irá gostar mais.
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