A partir de Gramado, setor de eventos quer redescobrir Brasil

Buscar

A partir de Gramado, setor de eventos quer redescobrir Brasil

Buscar
Publicidade

Comunicação

A partir de Gramado, setor de eventos quer redescobrir Brasil

Reconhecida como exemplo em gestão de turismo e eventos, município gaúcho receberá, em 2020, a primeira edição do Live Fórum


12 de novembro de 2019 - 7h34

(Crédito: Reprodução: gramadoinesquecivel.tur.br)

Em maio deste ano, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, recebeu o título de “Cidade Incentivadora do Live Marketing do Brasil”. Com menos de 40 mil habitantes, o município recebe, a cada ano, uma média de 6 milhões de  turistas interessados em aproveitar bem mais do que o clima frio da região. De acordo com a Associação de Marketing Promocional (Ampro), o pequeno município gaúcho conseguiu construir um calendário de eventos que, ao lado do turismo, consegue ser responsável por 90% da renda da cidade, algo considerado um exemplo de trabalho do potencial de turismo e experiências de uma região.

“Muitas pessoas pensam que Gramado é uma cidade para curtir o frio, mas vai muito além disso. Há anos a cidade começou a desenvolver um calendário de eventos que permeia todos os meses do ano e faz com que a região receba bem mais turistas do que boa parte das grandes cidades brasileiras. O Natal Luz, que acontece nos últimos meses do ano e o Festival de Cinema, que é o maior do Brasil, são exemplos de eventos que atraem milhões de pessoas e que, por isso, conseguem também gerar interesse das marcas que queiram se conectar com elas. É esse modelo de gestão que queremos levar para outras regiões do País que tem um enorme potencial para, também, serem grandes polos de turismo e de eventos”, disse Wilson Ferreira Junior, presidente da Ampro, durante o Live Experience – 4o Congresso Brasileiro de Live Marketing, realizado nessa segunda-feira, 11, em São Paulo.

A cidade de Gramado foi um dos exemplos citados em um dos painéis da programação, que destacou justamente as diversas oportunidades de ativações, patrocínios e exposições que as marcas possuem em diversos locais do Brasil e que, em sua maioria, ainda não são aproveitadas. Virna Miranda, head de planejamento da agência CDN, levou ao debate alguns exemplos de festas regionais que, embora tenham grandes dimensões e atraiam um público digno de festival, ainda não recebem a atenção de grandes marcas e nem da mídia. “Todo mundo certamente já ouviu falar da festa de Parintins, realizada no Amazonas. É um evento gigante, com presença de marcas gigantes também. Mas quase ninguém sabe que, no Pará, em Santarém, acontece a Festa do Sairé, um festival bem parecido, que dura cinco dias, e  reúne mais de 100 mil pessoas. A diferença é que, enquanto Parintins celebra o boi, a Festa do Sairé homenageia o boto. E não há nenhuma ativação ou participação de uma marca de grande porte em um evento como esse. Assim como há diversos exemplos em outras regiões do País. Gostaria que o mercado de live marketing enxergasse o Brasil com olhos diferentes e descobrisse as diferentes oportunidades que temos aqui, criando um novo calendário para as marcas”, provocou a profissional.

Ampro Live Fórum
Para estimular as marcas a aproveitarem essas oportunidades regionais, a Ampro anunciou, para o próximo ano, a primeira edição do Live Fórum, novo evento que passa a fazer parte de seu calendário. O road show acontecerá a cada ano em uma localidade, reunindo profissionais de agências e anunciantes a discutirem as oportunidades de eventos, ativações e experiências regionais. “Levaremos decisores para debaterem importantes questões do mercado, em sessões abertas e fechadas. E a primeira cidade que receberá o Ampro Live Fórum será Gramado”, anunciou o presidente da Ampro. A primeira edição do Live Fórum deve acontecer, segundo a associação, em outubro de 2020.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    Marca da BRF Pet renova posicionamento de comunicação e amplia a atuação ao entrar nas categorias de patês e biscoitos para cães e gatos

  • Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Além da atriz, marca terá nomes como Ademara, Ana Flávia Cavalcanti, Arthur Picoli, Letícia Vaz, Lore Rufis, Rafa César e Sarah Fonseca em seu time de influenciadores