Comunicação

Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade

Rede de varejo trabalha com a WMcCann desde 2018 e abriu processo para rever empresa responsável pelas campanhas e ações de comunicação

i 22 de novembro de 2024 - 17h32

Americanas concorrência

(Crédito: Reprodução/Facebook)

Atualizada às 22h43

Parceira da WMcCann desde 2018, a Americanas está promovendo uma concorrência para selecionar uma nova agência de publicidade.

O processo, que já está em andamento, é o primeiro promovido pela rede de varejo desde a eclosão da crise contábil, revelada em janeiro de 2023, que tornou pública uma dívida bilionária e deu início a um processo de investigação e recuperação judicial na companhia.

De acordo com o apurado pela reportagem, entre as participantes da concorrência estão, no mínimo, cinco agências: a atual detentora da conta (a WMcCann), além de BETC Havas, Fbiz,  Monks e Suno United Creators.

Após a revelação da crise contábil, a Americanas diminui consideravelmente o investimento em mídia e a quantidade de veiculações em TV e outros meios.

Em 2023, de acordo com dados do ranking Agências & Anunciantes, a Americanas investiu R$ 221,678 milhões em compra de mídia, o que deixou a marca na 54ª posição entre os maiores anunciantes do País.

No ano anterior, no entanto, a Americanas havia destinado um total de R$ 631,776 milhões para compra de mídia, o que deixava a rede de varejo na 14ª posição entre os maiores anunciantes do Brasil.

Em 2022, por exemplo, a rede de varejo chegou a ser uma das patrocinadoras do Big Brother Brasil na Globo. A parceria, inclusive, foi renovada para o ano seguinte, mas cancelada pouco antes do BBB 23 entrar no ar por conta da descoberta dos problemas contábeis.

Um dos mais recentes trabalhos institucionais feitos pela WMcCann para a Americanas foi a campanha que celebrou os 95 anos de história da marca, em setembro deste ano.