Após suspensão pelo Conar, NotCo faz provocação
Postagem da marca no Instagram diz que seu comercial "acabou gerando intolerância”

Em post, marca diz que tirou a campanha do ar e que seu “comercial gerou intolerância” (Crédito: Reprodução/Instagram)
Depois de o Conar ter determinado a retirada do ar de sua campanha, que fazia uma paródia crítica ao comercial “Mamíferos”, da Parmalat, a NotCo fez uma postagem fazendo uma provocação a respeito do assunto.
No Instagram, a marca postou um texto com o título “Nosso último comercial acabou gerando intolerância”. A frase faz um trocadilho com o próprio mote da campanha, que mostrava os mamíferos – agora, já adultos – sofrendo com intolerância ao leite de vaca.
“Quem diria, a campanha feita para quem é intolerante ficou desconfortável para alguns. Talvez porque viralizou?”, questiona a NotCo.
O texto segue, com a marca anunciando que retirou a campanha do ar. “Mas tudo bem, na NotCo pensamos que, às vezes, o papel das marcas é desafiar o status quo mesmo”. Veja a publicação:
A polêmica dos Mamíferos da NotCo
Na última sexta-feira, 4, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária decidiu emitir liminar solicitando a suspensão imediata do filme, que havia sido lançado no último dia 2 pela NotMilk, marca de leite à base de produtos vegetais. A campanha foi criada pela David e produzida pela O2.
A liminar do Conar atendeu a um pedido da Parmalat, que acionou o Conselho por por considerar que o novo comercial da NotCo fez “exploração de campanha reconhecida e de informação sobre malefícios do produto”.
Um dos maiores sucessos da publicidade brasileira, lançada em 1996, a campanha “Mamíferos” foi criada pela DM9 e encantou o público ao mostrar crianças vestidas com roupas de diferentes mamíferos. A ideia era mostrar a importância do leite.
A peça publicitária originou pelúcias licenciadas colecionáveis, que foram sucesso de vendas. A campanha chegou a ser refeita anos mais tarde, como tentativa de reviver o sucesso do passado.
Antes de retirar a campanha do ar, cumprindo a determinação do Conar, a NotCo havia enviado um comunicado à reportagem de Meio & Mensagem confirmando que tinha sido notificada e prometendo apresentar defesa por meio de sua assessoria jurídica.
“A empresa reafirma seu compromisso com a ética publicitária, o cumprimento das normas legais e o respeito ao ambiente concorrencial. Ainda, reitera que está atenta às necessidades do mercado e da sociedade, especialmente no que diz respeito à garantia da segurança, saúde e bem-estar. Acredita que, além da liberdade de escolha dos consumidores, há uma demanda crescente por alternativas inovadoras e sustentáveis, o que reforça o propósito da marca de oferecer produtos que unam sabor, nutrição, responsabilidade e tecnologia”, declarou a NotCo.