Burger King abre concorrência para escolher agência nos EUA
Parceira da David há oito anos, rede de fast food convidou agência a participar do processo, que também envolve as marcas Popeyes e Tim Hortons
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Meio & Mensagem
3 de fevereiro de 2022 - 10h51
Do Ad Age
O Burger King está promovendo uma concorrência para rever seus parceiros de criatividade e mídia nos Estados Unidos. Há oito anos, a rede de restaurantes é parceira da David no país, agência responsável por todas as suas campanhas publicitárias, e da agência de mídia Horizon.
Além da concorrência pela conta de Burger King, a empresa também irá reavaliar as parcerias de mídia das marcas Popeyes e Tim Hortons, que também fazem parte da carteira da Horizon.
As duas parceiras atuais – David e Horizon – foram convidadas pela marca para participarem do processo de concorrência, de acordo com um porta-voz do Burger King. Segundo a empresa, o BK é extremamente grato pela parceria construída com as duas agências ao longo dos últimos anos e, por isso, as convida para participarem da concorrência.”
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“À medida que o Burger King continua se esforçando para atingir excelência perante seu público, uma revisão de vários aspectos do negócio será realizada”, disse um porta-voz da rede.
Esse processo de concorrência acontece em um momento em que o Burger King tenta impulsionar seus negócios. Nos Estados Unidos, as vendas da rede de fast-food nos restaurantes caiu 1,6% no terceiro trimestre. Analistas de Wall Street previam um aumento de 3,4%. Um analista chegou a escrever que recuperar os negócios do Burger King nos Estados Unidos seria um “Impossible Whooper”, em alusão ao nome de um dos sanduíches da casa.
Qualquer agência que venha a conquistar a conta terá muito trabalho a fazer. O Burger King perdeu a liderança no segmento de hambúrgueres para a Wendy’s em 2020. Os investimentos em mídia feitos pela marca nos Estados Unidos caíram 22,9% em 2020, alcançando o valor de US$ 268,8 milhões, de acordo com o Ad Age Datacenter, em resultado da disrupção na indústria de restaurantes gerada pela pandemia.
Em novembro de 2021, a chief marketing officer, Ellie Doty, deixou a empresa depois de ocupar o cargo por menos de dois anos, por decisão pessoal. Ela foi substituída de forma interina pelo CMO Yosef Hojchman. A saída de Ellie aconteceu semanas depois de Paloma Azulay, chief brand officer global da Restaurant Brands International, também ter deixado a companhia.
Ambas saíram meses depois de Fernando Machado, executivo brasileiro que foi chief marketing officer global da Restaurant Brands International ao mesmo tempo em que ocupou o posto de CMO global do Burger King. Machado deixou a companhia em abril do ano passado para ser CMO da Activision Blizzard, gigante de games que, neste ano, foi comprada pela Microsoft. E, em janeiro, Bruno Cardinalli, chief marketing officer do Popeyes nos Estados Unidos e Canadá, também deixou a empresa, na qual havia ingressado em 2019.
Além da David, como agência de publicidade, e da Horizon, como agência de mídia, também compõem o rol de parceiras de publicidade do Burger King nos Estados a 360i, 500 Degrees Studio e Alison Brod Marketing Communications. O Popeyes trabalha com Gut, Horizon, ABMC, Hawkeve e 500 Degrees. Já as agências do Tim Hortons são Horizon, 500 Degrees e ABMC.
Várias das campanhas criadas pela David para o Burger King se tornaram hits. Entre elas, estão a campanha de lançamento do Ch’King, sanduíche de rango da marca, que contou com a voz de Paul Giamatti, além spots de rádio e vídeo que falavam sobre ‘tempos estranhos’ ao promover o Impossible Whooper. A David também participou do case de sucesso Moldy Whopper, o Whooper Mofado, que destaca o uso de ingredientes naturais pela rede. A campanha, que acumulou vários prêmios em todo o mundo, foi elaborada em conjunto com a Ingo, de Estocolmo, e a Publicis.
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