Campanha de Dia das Mães: qual o foco das marcas para celebrar a data
Confira as principais ideias das marcas e relembre ações de 2022
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Meio & Mensagem
9 de maio de 2023 - 8h59
Desenvolver uma campanha de Dia das Mães é uma oportunidade para as marcas se conectarem com o público, por isso as ações trazem cada vez mais um retrato real do maternar.
As empresas têm se esforçado para deixar a comunicação cada vez mais conectada com as múltiplas realidades da maternidade, indo além do estereótipo que, durante anos, marcou a publicidade nessa época do ano.
Com temáticas como a culpa e pressão pós-parto, agências e marcas conciliam seus objetivos com a data comercial e os debates da atualidade.
Dessa forma, as mulheres e as marcas estão desconstruindo um “papel” solidificado ao longo dos anos, e é preciso tempo para que a população entenda esse mercado associado ao Dia das Mães.
Isso de uma forma que não reforce os estereótipos e traga, inclusive, mais diversidade para os seus temas, como avalia a cofundadora da More Grls, Laura Florence.
“Se olharmos para esses mercados associados ao Dia das Mães, vamos reforçar os estereótipos femininos ligados ao trabalho reprodutivo”, diz.
A executiva reforça, ainda, que a função de cuidar das crianças – marca registrada nesse tipo de comunicação – deveria ser direcionada como um papel social, não apenas feminino.
Neste contexto, destacam-se algumas campanhas marcantes de Dia das Mães nos últimos anos.
Mantendo uma tendência do ano anterior, as ideias de campanhas para o Dia das Mães em 2023 tem como foco a maternidade real, abordando os lados positivos e também as dificuldades do maternar.
As marcas têm retratado cada vez mais experiências verdadeiras, apresentando as singularidades da maternidade, que desperta diferentes sensações em cada mulher.
Segundo a diretora de marketing e comunicação da Jussi, Juliana Lima, a transição do retrato materno na publicidade é uma consequência da relação das consumidoras com as marcas, deixando de lado o retrato de um mundo idealizado.
“As pessoas querem se reconhecer e se relacionar com marcas que respeitam suas verdades e que nunca são absolutas”, comenta.
Confira como essas mudanças têm se refletido nas ações de publicidade para Dia das Mães em 2023.
Com campanha de Dia das Mães idealizada pela AlmapBBDO, O Boticário traz um retrato dos sentimentos, desafios e expectativas da maternidade real.
Para isso, a marca fala sobre o esgotamento materno e aborda a importância da rede de apoio, convidando toda a sociedade para ajudar as mães a partir do movimento #SejaRedeDeApoio.
A campanha apresenta um dado importante relacionado à sobrecarga materna para reforçar a importância desse apoio: 62,7% das mães entrevistadas pela pesquisa do portal Mommys “Mommys e Saúde Mental” afirmaram sentirem-se cansadas e sobrecarregadas.
Além do filme, divulgado em TV aberta, O Boticário também oferece conteúdos informativos voltados para a rede de apoio, com lives, vídeos e guias.
Em 2023, a L’Occitane au Brésil convida a atriz Giovanna Antonelli para falar sobre maternidade ao lado dos filhos.
Com o tema “Mãe é o encontro perfeito, perfeito pra ser presente!”, a campanha para Dia das Mães criada pela Integer\OutPromo traz diferentes perspectivas sobre a maternidade.
Além de Giovanna, L’Occitane também convida outras mães para compartilhar a sua experiência real. A marca aproveita o momento para divulgar as opções de presentes para celebrar a data.
Com a tagline “Viva sua moda braba”, a Riachuelo enaltece diferentes personalidades das mães em uma campanha criada pela agência Soko.
Para celebrar o empoderamento das mulheres, a marca convida as cantoras pop Luísa Sonza e Malía, acompanhadas por suas mães, Eliane e Isabel, para participar da ação.
Nesta campanha de Dia das Mães, a Riachuelo usa uma linguagem fun e estética pop para criar uma conexão com o público-alvo e promover a reflexão sobre o poder da figura materna.
Investindo na tendência do marketing de influência, a Malwee traz três influenciadoras para falar sobre os desafios de conciliar a maternidade com a carreira.
A campanha para Dia das Mães, intitulada “Dia das Mães em Movimento”, apresenta três filmes: em cada um deles, uma das influenciadoras compartilha suas experiências como mãe e profissional.
Nos vídeos, mães e filhos vestem peças da Malwee.
Com humor, a proposta da Guaraná Antarctica para a campanha de Dia das Mães de 2023 foi receber “confissões de mães” e, para abrir essa corrente, a marca trouxe Tatá Werneck.
Desenvolvida pela agência Soko, a ação traz uma série de relatos de mães com a frase “Confissões de mãe é coisa nossa”, com o objetivo de quebrar estereótipos e julgamentos sobre a maternidade.
Além de compartilhar as histórias na TV aberta e nas redes sociais, a marca também transformou os relatos em frases, espalhados em peças publicitárias pelas cidades.
A corrente iniciada por Tatá Werneck resultou em dois filmes para a campanha, com confissões de outras mães.
Em 2022, as campanhas desenvolvidas pelas marcas também destacaram a maternidade real. O Boticário, por exemplo, refletiu sobre a temática da culpabilização materna.
Desse modo, ideias de campanhas para o Dia das Mães como a de O Boticário, criada pela AlmapBBDO, se fazem tão presentes e importantes para a desconstrução da perfeição tão reclamada nas peças publicitárias.
A vice-presidente de atendimento Camila Massari define esse movimento como uma sobrecarga de expectativas nas mulheres.
“Essa visão do papel da mãe, que antes era apenas doce e acolhedor para narrativas mais verdadeiras, é um reflexo da sociedade. Uma realidade idealizada da maternidade que no fundo a sobrecarrega e aumenta as expectativas em torno do tema”, avalia.
A agência que foi responsável pela campanha #Maternidadesemjulgamentos, teve como insight uma pesquisa realizada pela Ipsos, em 2021, que demonstrou que 46% das mães brasileiras se sentem julgadas com frequência (para uma média mundial de 38%).
“Foi assim que resolvemos colocar foco nesse assunto, gerar consciência sobre ele e estar ao lado das mães nessa vivência que tanto impacta sua maternidade”, afirma a profissional.
No entanto, a relação com o Dia das Mães tem um significado emocional para além do comercial. Depois de dois anos de pandemia, em que muitos filhos ficaram impedidos de encontrar as suas mães, o carinho e afeto materno fica mais latente.
“Hoje, existe um acolhimento, um reconhecimento e respeito maior aos diferentes tipos de mães. Valorizando não só a dedicação do amor das mães, mas ampliando o discurso de amor incondicional para qualquer relação mãe e filho”, diz, a COO da Africa, Carol Boccia.
A marca falou sobre as imprevisibilidades e, para a ocasião, trouxe a “maternidade real” com exemplos de maternidade sem receita.
Relembre outras campanhas Dia das Mães lançadas em 2022:
Trazendo as pressões do período pós-parto, a Dove apresentou a campanha de marketing para o Dia das Mães, intitulada #OneRealPressure. Com criação da Dark Kitchen Creatives. Nela, a marca mostrou a rotina das mães com seus recém-nascidos.
A iniciativa faz parte do compromisso contínuo da marca de reforçar a crença das mães e pais na sua capacidade de cuidar dos seus bebês com confiança e apoio.
Já Ninho, reforçou o poder de escuta das mães, e em como essa conexão com os filhos pode fazer a diferença na relação familiar.
A campanha de Dia das Mães 360º, criada pela Publicis, teve desdobramentos em filmes para TV e mídia out of home.
A L’Occitane au Brésil convidou Déa Lúcia, e mãe do humorista Paulo Gustavo, falecido em 2021 em decorrência da Covid-19, para interpretar uma música que fala sobre a relação das mães com os seus filhos, e em como esse relacionamento não tem a ver com perfeição.
A criação dessa campanha do Dia das Mães é da Integer\OutPromo e a produção é da O2 Filmes.
Também fugindo dos estereótipos de perfeição, o Banco do Brasil apresentou campanha de Dia das Mães com a mensagem “não dá para imaginar mãe melhor”. O filme foi criado pela Lew’Lara\TBWA e retrata a visão das mães e dos filhos sobre as suas relações na infância.
A Lápis Raro criou campanha para a Multiplan, que apresentou “o melhor lugar do Mundo”, como uma homenagem ao Dia das Mães.
Já a Giovanna Baby trouxe a Síndrome do Ninho Vazio como temática para sua campanha de Dia das Mães, no filme criado pela Fama Media. A marca aproveitou para apresentar os três kits presentes desenvolvidos para a ocasião em 2022.
Com Ivete Sangalo interpretando a música “Você”, do Tim Maia, a Hering convidou as mulheres a falarem sobre maternidade real na campanha para Dia das Mães lançada em 2022.
Por isso, além da cantora, a marca trouxe um grupo de influenciadoras para abordar a temática. A Estúdio no.302 foi a responsável pela criação do filme.
Apostando no humor de Rafael Portugal, Submarino apresentou a campanha “Filho da Mãe”, que fala sobre os presentes que vão fazer bonito para as mães.
Além do humorista, a marca trouxe ações com influenciadores que foram produzidas em conjunto com as agências Stage Digital e Loud, além da produtora Avocado, e trazem desdobramentos para as redes sociais.
Com criação da WmcCann, a Americanas trouxe as mães como influenciadoras para a sua comunicação. A marca celebrou o Dia das Mães e incentivou os filhos a acharem os melhores presentes no app.
A Galeria criou uma campanha de Dia das Mães para a Natura, que celebrou “Todas as mães da sua vida”. O filme trouxe famílias reais como protagonistas, mostrando as suas diferentes construções.
Ao planejar uma campanha de marketing para o Dia das Mães, as marcas e agências precisam se atentar a alguns fatores, como público, canais de comunicação e ações a serem promovidas.
Hoje, as peças publicitárias buscam a quebra de estereótipos e de uma cultura de julgamento da maternidade, incentivando as redes de apoio e o compartilhamento das experiências reais e únicas de cada mãe.
Além de acompanhar essa movimentação do mercado e ficar atenta às tendências de design do momento, que podem ser aplicadas na campanha, existem pontos básicos que servem como base para o desenvolvimento dos materiais.
Em qualquer campanha, ter um público-alvo bem definido é o primeiro passo para que as marcas desenvolvam uma estratégia assertiva.
No caso de uma campanha de Dia das Mães, é preciso pensar também em quem vai presenteá-las – filhos, netos ou maridos, por exemplo.
Um exemplo desse direcionamento é a campanha da Riachuelo em 2023. A marca trouxe como convidadas artistas que são consideradas referências pelo seu público-alvo, alinhando este ponto e alcançando quem apresenta maior probabilidade de adquirir os produtos durante a data comemorativa.
Nas redes sociais, as ferramentas de segmentação podem auxiliar nesse processo e permitir que o conteúdo seja entregue ao público correto.
Investir nas ações de marketing mobile para divulgar a campanha de Dia das Mães no ambiente digital tornou-se um passo essencial para as marcas, especialmente nas redes sociais.
Hoje, 74% dos consumidores usam as redes sociais para fazer compras, de acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box.
Dentro do social commerce, o marketing de influência também se destaca. A pesquisa “O Comportamento do Consumidor Pós-Covid 2022”, divulgado por Meio & Mensagem, mostra o impacto da estratégia nos hábitos de compra.
Segundo os dados, a publicidade online é a que mais influencia as escolhas dos consumidores. Cerca de 72% dos entrevistados afirmaram ser impactados pelas recomendações de influenciadores digitais.
Ir além das redes sociais e divulgar a campanha em diferentes canais de comunicação é um passo importante diante de um cenário de marketing com transformações constantes.
Além das estratégias de mobile marketing e de omnichannel, aplicar o marketing de geolocalização também é uma forma de alcançar o público no ambiente digital, por exemplo.
Por meio dos anúncios com base na proximidade, é possível levar o consumidor até a loja física para comprar produtos ou para celebrar a data no estabelecimento.
Algumas opções de canais que podem ser explorados pelas marcas na comunicação com o público são: e-mail marketing; notificações push; SMS ou WhatsApp; landing pages no site.
Segundo dados do Think with Google, 46% dos consumidores devem comprar o presente de Dia das Mães presencialmente, em lojas físicas.
Portanto, para empresas que contam com lojas físicas, ampliar a publicidade para Dia das Mães neste canal é uma forma de complementar as estratégias de marketing e trabalhar o omnichannel.
A pesquisa do Google reforça essa importância de explorar em conjunto as jornadas online e offline, proporcionando uma melhor experiência de compra ao consumidor.
Apesar da maioria dos clientes pretenderem comprar em loja física, os dados mostram que 72% das pessoas buscam por informações no celular enquanto estão no estabelecimento.
O Boticário, por exemplo, estende a campanha de 2023 para além das redes sociais e da TV aberta, com ações voltadas para as mães nas lojas conceitos da marca.
No dia 7 de maio, as unidades do Shopping Morumbi, em São Paulo, e do Shopping Pátio Batel, em Curitiba, apresentarão uma experiência imersiva com frases sobre a importância da rede de apoio.
Além disso, a loja da Rua Pinheiros, em São Paulo, abrirá espaço para mães empreendedoras, que terão seus produtos incluídos nos kits da marca.
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