Cannes completa júri brasileiro
João Ciaco, Dulcídio Caldeira e Leo Xavier vão representar o País nas áreas de Creative Effectiveness, Film Craft e Mobile
João Ciaco, Dulcídio Caldeira e Leo Xavier vão representar o País nas áreas de Creative Effectiveness, Film Craft e Mobile
Felipe Turlao
15 de fevereiro de 2012 - 5h20
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes completou a lista de brasileiros que estarão nos júris da edição 2012, que acontece de 17 a 23 de junho. Além dos 11 nomes já anunciados no domingo, 12, o jornal O Estado de S.Paulo, veículo que representa o evento no Brasil, informou nesta quarta-feira, 15, que também estarão nos júris: João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat e presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), em Creative Effectiveness; Dulcídio Caldeira, diretor da ParanoidBR, em Film Craft; e Léo Xavier, CEO do Grupo Mobi, em Mobile. Com isso, apenas a estreante área de Branded Content & Entertainment não terá jurado brasileiro.
Com isso, fica assim o time de 14 jurados brasileiros do Cannes Lions 2012:
Titanium & Integrated – Mario D’Andrea (Fisher&Friends)
Creative Effectiveness – João Batista Ciaco (Fiat)
Film – Guga Ketzer (Loducca)
Film Craft – Dulcídio Caldeira (ParanoidBR)
Press – Manir Fadel (Lew’Lara\TBWA)
Outdoor – Wilson Mateos (DM9DDB)
Cyber – Luciana Haguiara (AlmapBBDO)
Radio – Roberto Fernandez (JWT)
Media – Gustavo Gaion (Y&R)
Promo – Anselmo Ramos (Ogilvy)
Direct – Carlos Domingos (Age Isobar)
Design – Renata Melmann (100% Design)
PR – Flavio Castro (FSB)
Mobile – Léo Xavier (Grupo Mobi)
Segundo Fabio Costa, diretor de mercado anunciante de O Estado de S.Paulo, os jurados brasileiros terão uma função a mais neste ano. O Estadão organizará comitês para cada uma das 15 áreas contempladas em Cannes para os quais serão convidados profissionais do mercado responsáveis pelas inscrições das peças. A meta é melhorar a qualidade das apresentações. “Queremos ampliar o número de inscrições, de agências participantes e de Leões conquistados. Acreditamos que com a crise na Europa o desempenho do Brasil possa ser ressaltado”, afirma Fabio Costa.
Ele cita como exemplos de itens que devem ser aperfeiçoados as traduções em Radio, a qualidade das legendas em Film e a adaptação do senso de humor brasileiro para facilitar o entendimento de jurados de diversas culturas diferentes.
Segundo Costa, a implementação dos comitês chamou a atenção da Emap — organizadora do Festival de Cannes — e o modelo poderá ser replicado em outros países. As informações sobre inscrições também estarão disponíveis em um site do Estadão sobre Cannes, que será lançado em breve. O jornal lançará ainda campanha criada pela Fischer&Friends para ajudar a ampliar as inscrições.
Confira aqui a reportagem sobre os 11 jurados brasileiros anunciados no domingo, 12, onde já era adiantado que novos nomes deveriam ser adicionados no decorrer desta semana.
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024