Os desafios da criatividade para marcas de apostas
Fundadores da agência Brenda, de Recife, falam sobre o trabalho de construção da comunicação da empresa Esportes da Sorte
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Valeria Contado
6 de junho de 2023 - 16h14
Com sede no Recife, a Brenda é uma agência de publicidade formada por apenas dois profissionais. Os fundadores Bernardo Barbosa e Raphael Pinteiro criaram a empresa com o objetivo de ampliar o conhecimento das marcas parceiras. Por isso a dupla passou a investir em um modelo que priorizasse o acompanhamento total de todas as etapas de criação e desenvolvimento de um trabalho.
Os profissionais eram sócios da Shifty, que também oferecia uma entrega full service, e tinha 10 anos de mercado. Na ocasião, contavam com cerca de 20 funcionários. Em 2022 incorporaram a proposta e criaram a Brenda.
Desse modelo, a agência acabou sendo responsável por um trabalho que alcançou visibilidde nacional: a comunicação para a empresa de apostas Esportes da Sorte. A marca contou com a participação de “Betes e Betos” apresentando suas casas de bets.
A relação entre as duas empresas começou com o rebranding que a empresa precisou fazer para se destacar em relação às concorrentes. Os profissionais entenderam que, para que esse trabalho funcionasse, era preciso se aprofundar nas dores dos clientes.
“Vimos que eles precisavam conhecer sobre quem eles eram de fato para fazer um trabalho de branding. Nisso nos aproximamos e trabalhamos dois meses com eles, conversando com cada pessoa. Entendemos profundamente a empresa”, conta Raphael Pinteiro.
O desafio para a empresa em questão era se posicionar no mercado de apostas, tendo em vista que a maioria delas carregava o “Bet” no nome, enquanto a Esportes da Sorte não.
“Ano passado o investimento desse segmento foi absurdo. Grandes bets estavam fazendo mídias tradicionais. Existiu uma movimentação grande de investimento”, diz Bernardo Barbosa.
Para essa campanha, um dos grandes desafios foi trabalhar com um segmento que ainda não é regulamentado. Existem algumas limitações relacionadas a formatos. No caso das casas de apostas, ainda está em discussão se elas poderão ou não investir em ads no Google, por exemplo.
Além disso, há uma preocupação com a mensagem que essas marcas querem passar. Para os fundadores da Brenda, a regulamentação irá direcionar as agências para formas mais assertivas de desenvolver a comunicação dessas empresas.
“Quando você tem uma regra bem definida, de onde pode pisar ou não, facilita a nossa vida”, avalia Bernardo. O profissional completa dizendo que o Brasil está se espelhando em outros mercados para melhorar esse segmento. “O mercado está muito verde, esse ano vai amadurecer bastante. A regulamentação e responsabilidade vão ser os temas das casas de apostas”, diz.
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