Interpublic cresce 11,9% em 2021 e prevê alta dos custos no ano
CEO da holding, Phillippe Krakowsky, diz que os custos com viagens e desenvolvimento de negócios devem retomar o ritmo pré-pandemia
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Meio & Mensagem
10 de fevereiro de 2022 - 19h23
Do Ad Age
O Interpublic Group, holding dona de agências como McCann e FCB, prevê um ano de 2022 com um crescimento um pouco mais lento nas receitas em comparação com 2021. Para essa projeção, a companhia está levando em conta os custos que terá com a operação, principalmente com a meta de ampliar a remuneração de seus funcionários.
A receita líquida orgânica da holding cresceu 11,7% no quarto trimestre do ano passado, depois de ter caído 5,4% no mesmo período do ano anterior, por conta dos impactos da pandemia. A receita orgânica anual teve uma alta – de 11,9% em relação a 2020 e aumentou 6,5% em uma base de dois anos, de acordo com o relatado pela companhia nesta quinta-feira, 10. O crescimento orgânico considera os resultados da empresa fora as aquisições e efeitos de câmbio.
Para 2022, a expectativa do IPG é positiva. A holding espera ter um crescimento orgânico de 5% ao ano, de acordo com o CEO, Phillippe Krakowsky. A previsão está em sinergia com as feitas pelas pelo Publicis Groupe e Omnicom, que também estimam crescer um dígito ao longo de 2022.
Em conferência com os investidores, Krakowsky também falou sobre as expectativas de que as despesas retornam ao patamar pré-Covid-19.
“Certas despesas que ficaram em níveis estranhamente baixos durante a pandemia devem retornar aos seus patamares históricos normais. Isso incluiu nossos custos de viagens, de desenvolvimento de negócios, ambos que colaboram para a construção do futuro da companhia. À luz do ambiente atual, nossa previsão incluiu um impacto inflacionário modesto em nossos investimentos na remuneração dos colaboradores neste ano, para continuar apoiando nosso forte crescimento”, disse.
Investimentos em publicidade
Quando questionado sobre o mercado geral de publicidade, Krakowsky descreveu o ambiente como saudável. Ele disse que a maior demanda aparece nas áreas de serviços e recursos digitais orientados por dados.
“Mas ainda há uma forte necessidade de pensar e trabalhar, que é o que vai dar vida a uma marca na mídia de massa. Olhe o que irá acontecer neste fim de semana”, declarou, em referência ao Super Bowl, evento que serve como vitrine publicitária para as mais importantes marcas do mundo.
O CEO do IPG também mencionou a demanda por campanhas integradas e serviços especiais. “A atividade de projetos no quarto trimestre foi saudável”, declarou, adicionando que já interesse pelos serviços de marketing das empresas e agências de ativação. Eventos de experiências, que correspondem a uma menor fatia de trabalho da holding, voltaram a crescer, chegando a 85% do nível registrado antes da pandemia, no último trimestre de 2019.
O mercado dos Estados Unidos, onde a receita líquida da holding cresceu a uma taxa ligeiramente superior à global, respondeu por 61% da receita do quarto trimestre e 63% da receita da holding no ano.
O IPG DXTRA, segmento que inclui redes como Weber Shandwick, Golin e FutureBrand, teve crescimento na receita líquida orgânica de 15,1% no quarto trimestre, com altas performances das operações da Octagon e da Jack Morton, que haviam sido duramente atingidas pela pandemia, de acordo com Krakowsky.
O segmento de agências de publicidade integradas, como McCann, MullenLowe, FCB, R/GA e Huge tiveram um crescimento de 11,2% nas receitas líquidas no quarto trimestre de 2021.
A IPG é a terceira entre as grandes holdings mundiais de comunicação a anunciar os resultados financeiros no ano passado. Nesta semana, o Omnicom Group anunciou um crescimento de 9,5% na receita no último trimestre de 2021, marcando o terceiro semestre consecutivo de expansão. No ano, a holding teve um crescimento de 10,2%, superando a queda de 11,1% na receita registrada em 2020.
Também nesta semana, o Publicis Groupe reportou um aumento de 9,3% em sua receita orgânica no quarto trimestre do ano passado e um crescimento anual de 10%.
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