Amanda Schnaider
9 de outubro de 2020 - 6h00
Há uma década, o Itaú Unibanco, em parceria com a DPZ&T, criou o projeto ‘Leia para uma criança’, que enfatiza a importância da leitura na primeira infância para a transformação da vida das crianças e, consequentemente, para a transformação do mundo.
Para comemorar os dez anos da iniciativa, a agência criou uma campanha em formato de lives. Segundo Rafael Urenha, chief creative officer da DPZ&T, não existe isolamento para a imaginação. “A leitura para a criança tem uma série de benefícios, que falamos desde o começo da campanha. E um deles é reforçar o vínculo entre adulto e criança, vamos falar isso como um dos benefícios ao longo das lives”, afirma.
Projeto terá leitura de livros, conversas com especialistas e apresentação musical do grupo Palavra Cantada (crédito: reprodução)
A partir deste sábado, 10, e em todos os demais sábados de outubro, às 16h, o Itaú apresentará a ‘Live para uma criança’, que reunirá diversos conteúdos, como leitura de livros com temas pertinentes ao momento vivenciado pela sociedade, conversas com especialistas em leitura e interpretação musical dos temas pelo Palavra Cantada. “As lives foram a forma de darmos mais um passo num momento em que as pessoas ainda estão em isolamento, boa parte delas ainda em quarentena e esse hábito, de alguma forma, passou a fazer parte da rotina da família”, comenta Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional e atacado do Itaú Unibanco.
A cada sábado um convidado será responsável pela leitura de um livro que abordará os seguintes temas: saúde, meio ambiente, empatia e educação. O primeiro a participar será o médico e autor Drauzio Varella, lendo o livro “Os Superprotetores”, uma homenagem aos profissionais de saúde que estão enfrentando diariamente e luta contra a Covid-19. Além disso, Gaby Amarantos já está confirmada para a live do dia 17 e Gilberto Gil para a do dia 24. O nome do dia 31 será anunciado em breve.
A atriz Fernanda Rodrigues e a professora e youtuber Flávia Calina serão responsáveis pela apresentação da lives, fazendo a interação entre os participantes, o público e um convidado do Itaú Social por meio da hashtag #LivedoLeia. As lives serão exibidas no Facebook e YouTube oficiais do Itaú Unibanco, assim como no canal de Flávia Calina.
Com o mote “Quando você lê para uma criança, ela pode entender melhor o mundo e mudar o mundo para melhor”, a campanha criada pela DPZ&T, com foco 100% em ambiente digital, conta com filmes (veja abaixo) e conteúdo para as redes sociais. “Essa campanha tem um legado gigantesco para o País. Tenho impressão de que o impacto que ela vai ter daqui para frente será muito maior. Espero ver tudo que ela vai trazer nos anos que estão por vir”, diz Urenha.
https://www.youtube.com/watch?v=6HEAs1rleDU
Evolução do projeto
Ao longo desta década, o ‘Leia para uma criança’, iniciativa que faz parte do programa Itaú Criança, do Itaú Social, foi crescendo e acompanhando as evoluções tecnológicas do mundo, que deram espaço para os livros digitais e para o compartilhamento deles via WhatsApp. “Vejo os dez anos do ‘Leia para uma criança’ consagrando essa combinação entre os livros físicos e a possibilidade de ampliarmos a experiência e a escala do projeto através do melhor uso do digital”, pontua o diretor de marketing institucional e atacado do Itaú Unibanco.
De acordo com Tracanella, durante esses dez anos, o projeto já distribuiu 57 milhões de livros, sendo 53,4 milhões para pessoas físicas e 3,6 milhões para para escolas públicas e redes de ensino de municípios de alta e muito alta vulnerabilidade. Além disso, 7,8 milhões de livros digitais foram enviados via WhatsApp, 26 títulos físicos foram disponibilizados e 16 livros digitais estão na estante digital. “Não queríamos que fosse um projeto que acontecesse num período do ano e acabou. Com a distribuição dos livros via plataforma digital, com o Kids Book, que hoje chama Estante Digital, e com a distribuição via WhatsApp, chegamos em todos os cantos do País de Norte a Sul”, explica Urenha.
**Crédito da imagem no topo: Reprodução