Itaú se une à CBF para debater o racismo no futebol
Na semana passada, Mastercard, outra patrocinadora, também aproveitou amistoso para levar mensagem sobre apoio aos jogadores
Itaú se une à CBF para debater o racismo no futebol
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BuscarNa semana passada, Mastercard, outra patrocinadora, também aproveitou amistoso para levar mensagem sobre apoio aos jogadores
28 de setembro de 2022 - 15h47
Atualizada às 16h40
Na última terça-feira, 27, o Brasil enfrentou a Tunísia no Parc des Princes, em Paris, no último amistoso da seleção antes de embarcar para a Copa do Mundo. O início da partida foi marcado pela ação “Sem estrelas”, desenvolvida pela Africa, que parte de uma união entre o Itaú e a CBF, durante a execução do hino nacional.
Os jogadores entraram em campo com uma tarja escondendo as cinco estrelas que o País carrega na camisa pelos seus títulos mundiais. Com isso, o Itaú deseja levantar o debate sobre o papel dos jogadores negros na história do futebol brasileiro e como, sem eles, esses títulos não poderiam ter sido conquistados.
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Além disso, os titulares posaram em frente a uma placa que dizia “sem os nossos jogadores negros, não teríamos estrelas em nossa camisa”. O narrador Galvão Bueno, da Globo, junto com os comentaristas Ana Thais Matos e Maestro Júnior, explicaram a ação durante a partida.
Essa mesma partida, no entanto, foi marcada por um episódio de racismo que ocorreu durante a comemoração do gol marcado por Richarlison. Uma banana foi arremessada no campo pela torcida. O técnico da seleção brasileira, Tite, comentou o ocorrido durante a coletiva. “Futebol não vale tudo e local de estádio não para fazer o que se quer. O processo de educação e de punição, ele tem que ser também dentro de estádio, também com torcida”, disse.
Hoje a Seleção Brasileira entrou em campo sem as estrelas no uniforme. Para lembrar que se não fosse pelos nossos jogadores negros, a gente não teria os nossos títulos. pic.twitter.com/Ysd8MLsedk
— Itaú com a torcida ⚽ (@itau) September 27, 2022
Na sexta-feira, 23, no outro amistoso da seleção brasileira, a Mastercard, outra patrocinadora da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), também aproveitou a ocasião para levar uma mensagem que reforçava seu compromisso com os jogadores e com a identidade nacional.
Na ocasião, em que o Brasil enfrentou a Tunísia, os jogadores entraram em campo com uma faixa, que trazia a assinatura “Celebrar como brasileiro não tem preço”, para enfatizar a cultura e personalidade brasileiras e reforçar o compromisso com o País. Além da faixa com os jogadores, a mensagem também foi exibida em telões em LED e nas placas de campo.
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