JWT e Ogilvy montam joint venture para atender TIM no Brasil

Buscar

JWT e Ogilvy montam joint venture para atender TIM no Brasil

Buscar
Publicidade

Comunicação

JWT e Ogilvy montam joint venture para atender TIM no Brasil

Inédito Team WPP, batizado de Squadra, vence disputa pela verba, a ser dividida com a Z+, parceira mantida pelo cliente, que encerra relação com a WMcCann


15 de maio de 2019 - 19h25

Ludmilla protagonizou campanhas recentes da TIM criadas pela Z+

Juntas em uma equipe batizada de Squadra, a J. Walter Thompson e a Ogilvy venceram a concorrência para cuidar da conta publicitária da TIM no Brasil, em uma inédita joint venture entre agências do Grupo WPP no País.

O atendimento será dividido com a Z+, do Grupo Havas, parceira que administra a maior parte da verba e foi mantida pelo cliente, que encerra relação com a WMcCann, que atendia a conta desde 2015.

Para manter o cliente, a Z+ também contou com apoio da holding. A equipe vencedora na concorrência foi liderada por Erh Ray, sócio e CEO da BETC/Havas, agência pertencente ao mesmo grupo.

A disputa pela conta foi longa e conturbada. Em 2018, a TIM cancelou em julho a concorrência que havia começado no início do ano, envolvendo WMcCann, Artplan, J. Walter Thompson, Ogilvy e Publicis. No decorrer do processo, o anunciante resolveu adicionar mais participantes, chegando a cerca de dez agências. O cancelamento da concorrência coincidiu com a mudança do presidente da operadora no Brasil, ocorrida em julho. Sami Foguel assumiu o posto ocupado nos dois anos anteriores por Stefano De Angelis.

Em março de 2019, a operadora reabriu a concorrência e, em abril, trocou novamente o seu comando no Brasil: Nicandro Durante assumiu como presidente e Pietro Labriola, como CEO, sucedendo, respectivamente, João Cox e Sami Foguel.

A disputa foi realizada em duas etapas. Para a fase internacional, coordenada a partir da sede da empresa, na Itália, foram chamadas cinco holdings globais: Havas, Interpublic, Omnicom, Publicis e WPP. O vitorioso foi o Grupo Havas.

Na fase nacional, as cinco holdings foram representadas por Z+ (Havas), WMcCann (Interpublic), AlmapBBDO (Omnicom), Publicis e Leo Burnett Tailor Made (Publicis Groupe) e J. Walter Thompson e Ogilvy (WPP), sendo que as duas últimas resolveram concorrer juntas, montando, pela primeira vez no Brasil, um Team WPP, batizado de Squadra (time, em italiano).

Com isso, a Ogilvy volta a atender uma grande marca de telefonia, após trabalhar com a Claro entre 2008 e 2016, quando a conta seguiu para a Talent Marcel.

Segundo o ranking Agências & Anunciantes, a verba de mídia da TIM foi cerca de R$ 250 milhões em 2017.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf