Assinar

Marcas de chocolate são denunciadas ao Procon

Buscar

Marcas de chocolate são denunciadas ao Procon

Buscar
Publicidade
Comunicação

Marcas de chocolate são denunciadas ao Procon

Idec aponta nove empresas por direcionarem publicidade a crianças


22 de novembro de 2016 - 8h00

Nove marcas de chocolates foram denunciadas ao Procon pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, por direcionarem publicidade a crianças. Arcor, Brasil Cacau e Kopenhagen (Grupo CRM), Cacau Show, Ferrero, Garoto, Lacta (Mondelez), Nestlé e TopCau foram notificadas após as duas entidades receberem reclamações de todo o Brasil.

O Idec constatou que todas as empresas representadas desenvolveram estratégias de comunicação mercadológica com “diversos elementos atraentes ao público infantil, como venda casada de brinquedos junto com o produto e embalagens coloridas para chamar a atenção das crianças.”

Outras estratégias observadas foram o uso de personagens conhecidas do universo infantil, realização de ações dirigidas às crianças nos pontos de vendas e distribuição de produtos. “A repercussão das publicidades de Páscoa frente ao público infantil pode ser percebida nos diversos vídeos produzidos por crianças blogueiras, vlogers ou youtubers mirins, nos quais descrevem e avaliam a variedade de ovos de chocolate”, diz a nota do Idec.

Procurada, a Arcor Brasil informou que ainda não foi notificada pelo Procon. Nestlé e Garoto afirmaram que não foram notificadas, mas que respeitam a legislação em vigor em relação ao código de autorregulamentação publicitária. A Mondelez, dona da Lacta, afirmou que “as comunicações de Lacta para a Páscoa 2016, assim como as demais campanhas das marcas que integram o portfólio da companhia no País, estão em total acordo com as leis nacionais vigentes que regulamentam o setor.” A Cacau Show também informou que respeita a legislação vigente no País, bem como o código de autorregulamentação publicitária.

As outras empresas não comentaram.

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público