Marcas de chocolate são denunciadas ao Procon
Idec aponta nove empresas por direcionarem publicidade a crianças
Marcas de chocolate são denunciadas ao Procon
BuscarMarcas de chocolate são denunciadas ao Procon
BuscarIdec aponta nove empresas por direcionarem publicidade a crianças
Nove marcas de chocolates foram denunciadas ao Procon pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, por direcionarem publicidade a crianças. Arcor, Brasil Cacau e Kopenhagen (Grupo CRM), Cacau Show, Ferrero, Garoto, Lacta (Mondelez), Nestlé e TopCau foram notificadas após as duas entidades receberem reclamações de todo o Brasil.
O Idec constatou que todas as empresas representadas desenvolveram estratégias de comunicação mercadológica com “diversos elementos atraentes ao público infantil, como venda casada de brinquedos junto com o produto e embalagens coloridas para chamar a atenção das crianças.”
Outras estratégias observadas foram o uso de personagens conhecidas do universo infantil, realização de ações dirigidas às crianças nos pontos de vendas e distribuição de produtos. “A repercussão das publicidades de Páscoa frente ao público infantil pode ser percebida nos diversos vídeos produzidos por crianças blogueiras, vlogers ou youtubers mirins, nos quais descrevem e avaliam a variedade de ovos de chocolate”, diz a nota do Idec.
Procurada, a Arcor Brasil informou que ainda não foi notificada pelo Procon. Nestlé e Garoto afirmaram que não foram notificadas, mas que respeitam a legislação em vigor em relação ao código de autorregulamentação publicitária. A Mondelez, dona da Lacta, afirmou que “as comunicações de Lacta para a Páscoa 2016, assim como as demais campanhas das marcas que integram o portfólio da companhia no País, estão em total acordo com as leis nacionais vigentes que regulamentam o setor.” A Cacau Show também informou que respeita a legislação vigente no País, bem como o código de autorregulamentação publicitária.
As outras empresas não comentaram.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público