Pacto Global da ONU faz IPO do planeta Terra
Em parceria com B3 e AlmapBBDO, entidade transforma planeta na empresa de capital aberto TERR4 para alertar sobre urgência de pautas globais
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Meio & Mensagem
26 de abril de 2023 - 6h00
Na manhã desta quarta-feira, às 08h30, a B3, bolsa de valores do Brasil, fará uma cerimônia de ring the bell para apresentar o IPO de uma empresa com péssimos resultados: a TERR4.
Simbólica, a apresentação do planeta Terra enquanto companhia de capital aberto faz parte de uma ação do Pacto Global da ONU, que também envolveu a AlmapBBDO.
O objetivo da organização é estimular a adesão de outras companhias aos compromissos lançados pelas Nações Unidas em 2000. Indicadores das ONGs Global Footprint Network e WWF apontam que seria necessário 1,7 planeta para sustentar o consumo de toda a população global em 2022.
O último Dia da Sobrecarga da Terra, quando utilização de recursos naturais pela humanidade extrapolou a capacidade de regeneração do planeta, ocorreu em 28 de julho de 2022.
O IPO simbólico na B3 contará com participação de Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil e Ana Buchaim, vice-presidente de pessoas, marketing, comunicação, sustentabilidade e investimento social privado da B3.
Membros do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU, Raul Santiago e Beta Boechat, apresentarão os resultados da TERR4 e fizeram um chamado à ação. Já para o toque da campainha, estarão presentes personalidades como Edson Leite, Luciana Viegas, Raquel Virginia e Veronica Oliveira.
A contagem regressiva para a abertura simbólica da TERR4 ao mercado começou a contar no sábado, dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra.
A campanha também elaborou um relatório da empresa TERR4, que inclui site institucional e relatório de resultados anuais. No site, o público pode acompanhar o valor simbólico das ações da empresa em tempo real.
O mecanismo de flutuação funciona por meio do monitoramento de diversos portais de notícias do Brasil e do mundo: a cada notícia sobre mudanças climáticas, desigualdade e outras pautas socioambientais, o valor da ação oscila. Dessa forma, o Pacto Global da ONU quer mostrar o quanto as atitudes de pessoas, governos e empresas interferem no planeta.
Já o “Relatório Urgente” traduz os resultados científicos e estatísticos do planeta em linguagem empresarial para que todo CEO tenha certeza da urgência em agir. Tanto o site quanto o relatório foram elaborados com ajuda de um grupo multidisciplinar de especialistas socioambientais que envolveu pesquisadores, jornalistas e desenvolvedores.
Além disso, como empresa de capital aberto, a TERR4 busca acionistas e investidores. Neste caso, investir na TERR4 significa se engajar no Pacto Global, que já conta com 1900 empresas participantes no Brasil e 18 mil no mundo. O cadastro de interesse pode ser feito pelo site da TERR4 ou do próprio Pacto Global (www.pactoglobal.org.br).
Criada pela Almap, a estratégia de comunicação também inclui filme, anúncios, mídia exterior e ativação com influenciadores digitais. “A ideia de fazer um IPO da Terra joga luz na urgência de se fazer algo pelo planeta. Queremos lembrar aos ‘investidores’ que, se esse fluxo de caixa não melhorar, perderemos a fonte da humanidade. E somente com outras empresas comprometidas com o Pacto Global é que conseguiremos melhorar, dia após dia, os índices do lugar onde todos nós vivemos”, afirma Marco Giannelli, o Pernil, CCO da agência.
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